Características do planejamento

Davidoff e Reiner, em seu ótimo artigo “A choice theory of planning“, publicado originalmente em 1962 (!) levantam as seguintes características como definidoras do planejamento:

1. A realização (achievement) de objetivos
O planejamento busca a realização de alguns objetivos, em função dos quais são definidos os meios. É um processo intencional de obtenção de situações desejadas.
Os objetivos não são pré-definidos, mas sujeitos a ponderações.

2. Exercício de escolha
A escolha é o “exercício intelectual” mais característico do planejamento, já que escolhas sobre valores, meios e alternativas são feitos no processo de planejamento, em vários níveis.

3. Orientação para o futuro
Por buscar a obtenção de objetivos, o planejamento é orientado ao futuro. Sendo assim, é importante obter informações sobre possíveis condições futuras e estimar os custos futuros de não atingir os objetivos ou de postergar as ações no presente.

4. Ações
O planejamento deve trazer resultados, portanto é uma etapa numa cadeia de meios e fins que leva ao que é desejado.

5. Abrangência
Para que as escolhas possam ser feitas adequadamente, as consequências das propostas devem ser mapeadas de forma completa. Esse requisito, entretanto, deve ser balanceado com a necessidade de ações, visto que o tempo e os recursos para realizar esse mapeamento são limitados, bem como a capaciade de gerar conhecimento.

Este artigo defende uma teoria do planejamento baseada na tomada de decisão, e é um dos clássicos da literatura do planejamento urbano. Não por acaso, aliás. Ele defende idéias, na década de 60, que apenas hoje são consideradas (quase) consensuais, tais como a subjetividade inerente aos processos decisórios (valores não podem ser definidos tecnicamente), a necessidade de trabalhar diferentemente os valores e os dados factuais, e a visão de que os planejadores não podem, em nome de um pretenso conhecimento técnico, ditar os valores dos seus clientes (no caso do planejamento urbano, a sociedade).

Ótima leitura.

2 thoughts on “Características do planejamento

  1. Gisele says:

    gostei muito, me ajudou bastante….Obrigada!

Comments are closed.