Mapas mentais em planejamento urbano

Mapa mental, ou mapa da mente é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming; e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio. (Wikipédia)

Tipos de Mapas mentais

Os mapas mentais são tradicionalmente conhecidos como aqueles mapas em que o foco fica posicionado no centro e as informações relacionadas a ele vão se “irradiando” numa estrutura parecida com os galhos de uma árvore.

mindmapguidlines

Fonte: Wikipedia

Entretanto, a rigor, todo tipo de mapa que tente de alguma maneira representar ou ajudar a estruturar o conhecimento pode ser chamado de mapa mental. É o caso, por exemplo, dos mapas conceituais e dos mapas causais.

Os mapas conceituais buscam representar relações entre conceitos, através de setas representando diferentes tipos de relações.

Os mapas causais podem sem considerados um subtipo do mapa conceitual, no qual apenas as relações de causa e efeito são representadas.

Esses três tipos de mapas podem ser úteis para o planejamento urbano, tanto para o ensino quanto para a prática.

Uso no ensino

mapa_conceitual_01No ensino, os mapas mentais e os mapas conceituais podem ser usados tanto para passar informações aos alunos quanto como ferramentas para que eles construam conhecimento sobre o tópico a ser estudado. Pela minha experiência, obtive resultados muito bons pedindo aos alunos que fizessem “fichamentos” de textos em forma de mapas conceituais. Estes se revelaram uma ótima ferramenta para apoiar as discussões dentro dos grupos, funcionando como focalizadores da atenção.

O mapa conceitual ilustrado acima é parte de um mapa maior que estruturou os conceitos trabalhados por Lamas (1995) sobre a morfologia urbana. Os alunos, divididos em grupos e com o apoio do texto, tiveram que estruturar as relações entre os conceitos abordados pelo autor.

O mapa abaixo estrutura alguns dos requisitos da Lei 6766/79 para o parcelamento do solo.

mapa_conceitual_02

Uso em planejamento participativo

Na elaboração de planos diretores participativos tenho usado mais os mapas mentais tradicionais e os mapas de relações causais. Os mapas mentais tendem a ser usados mais intensamente para organizar a pauta e os debates, registrando as sugestões, propostas e objeções e mantendo-as visíveis para subsidiar as tomadas de decisão. O mapa abaixo, por exemplo, mostra o resultado das discussões sobre a melhor localização para a segunda área industrial de Águas Mornas – SC (no caso, a discussão acabou optando pela criação de uma terceira área).

mapa_mental_01

Os mapas causais são usados para um ponto específico do processo, a identificação dos eixos estratégicos do desenvolvimento. Com esse tipo de mapa, as relações entre os temas levantados pelas leituras técnicas e comunitárias são identificadas, ajudando os participantes a:

  1. aw_eixos_estrategicos compreender melhor o sistema urbano e natural, na medida em que percebe que os aspectos estão intimamente relacionados e que ações em um setor tendem a influenciar, positiva ou negativamente, os outros setores;
  2. trocar informações sobre o município, uma vez que cada participante a sugerir relações entre dois temas deve fazer uma breve justificativa sobre o porquê dessa relação, compartilhando informações que nem sempre são conhecidas por todos;
  3. identificar aqueles temas com maior potencial para resolver vários outros temas e que, portanto, são candidatos naturais a eixos estratégicos.

Ferramentas para mapas mentais

A forma mais fácil e prática de criar mapas mentais é através de softwares específicos para essa função. Criar no Corel Draw ou no Powerpoint é possível, mas não recomendo em função do trabalho dobrado necessário para manter a coerência entre os conceitos e as setas de ligação.

Para os mapas mentais, recomendo MindManager e o FreeMind, este último gratuito. Para os mapas conceituais recomendo o CMap e o Compendium, ambos gratuitos.

A Wikipedia traz uma lista bastante completa de ferramentas para mapeamento mental.

6 thoughts on “Mapas mentais em planejamento urbano

  1. Ana Carolina says:

    Dúvida:
    O mapa é tipo um fluxograma?!
    E ainda não entendi direito o porquê de utilizá-lo… É porque clareia as idéias, as alternativas, ou coisa assim?

    Resposta do Renato:

    Bom, os mapas mentais servem, basicamente, como ferramentas para ajudar as pessoas a pensarem sobre um problema ou situação, e a comunicar sobre esse problema com outras pessoas. Assim, eu posso fazer um mapa como o da lei 6766 para me ajudar a entendê-la melhor, estruturando as informações de uma forma visual. Muitas pessoas acham mais fácil absorver a informação caso ela esteja em forma visual; outras podem preferir textos tradicionais. Portanto, os mapas mentais não são úteis pra todo mundo indiferentemente.

    Sobre a comunicação, ele pode ser usado em reuniões para fazer com que as pessoas se foquem no que está sendo discutido e possam ver o registro do que já foi dito, contribuindo para complementar as idéias ao invés de “atirar pra todo lado”, como é comum vermos acontecer.

    Respondendo à sua primeira pergunta, é um tipo de fluxograma sim, mas este normalmente se refere a processos organizados segundo uma ordem temporal, enquanto que os mapas mentais podem ser usados para representar muitas outras coisas.

  2. andreia ortolani says:

    Boa Noite, Renato

    Estou no 5º ano de arquitetura, adoro o planejamento urbano, estou trabalhando com mapas mentais, mas, é a linha kevin lynch. Apliquei os mapas em 39 pessoas, em um curso técnico do Senac. Para compreender como as pessoas entende a cidade e o bairro de minha cidade. Descobri que as pessoas tem muita dificuldade de compreender o bairro e a cidade propriamente dita. A cidade que eu moro, foram aprovados 400 loteamentos, que os moradores atribui como bairro. Só que estudando a cidade de curitiba, compreendir que bairros são grandes regiões ou seja 75 delimitações espaciais(que foi aprovado em 1970), nessa cidade existe mais ou menos 2000 loteamentos aprovados. Preciso de sua ajuda como posso propor através de mapas mentais uma delimitações sobre bairro?Tenho muito conhecimento sobre planejamento urbano, estatuto das cidade e plano diretor.O que você pode me dar de dica em relação a tudo isso.

    1. Renato Saboya says:

      Olá, Andreia!
      É importante não confundir os conceitos de loteamento, bairro (como limite administrativo) e bairro (conforme definido por Lynch). Este último diz respeito a áreas homogêneas da cidade, em que as pessoas entram e saem, e percebem que estão entrando e saindo. Ou seja, é um conceito baseado na percepção que as pessoas têm da cidade, e não em um limite administrativo definido arbitrariamente. Uma dica que eu posso te dar é procurar saber um pouco mais sobre o conceito de vizinhança. Nos Estados Unidos há bastante material sobre isso, e acho que pode te ajudar no teu trabalho.

  3. Alessandra Fu says:

    Para quem gosta de Mapas Mentais sugiro o software online e grátis http://www.examtime.com.br
    Ele é uma ótima ferramenta para estudar online. Você pode criar Mapa Mental, Quiz, FlashCards, anotações e Plano de estudos além de outras ferramentas que o site oferece.
    Sugiro para todos!

  4. ilberson Paixão says:

    Este vídeo me ajudou muito a entender como que os mapas mentais podem nos ajudar. Os utilizo inclusive em reuniões com pessoas fora do campo arquitetônico, entenderem determinados conceitos espaciais e urbanísticos. Muito legal esta matéria, me forneceu um ótimas ferramentas de como entender melhor a legislação, e apresentou diferentes métodos de planejamento!

    PARABÉNS!

    https://www.youtube.com/watch?v=qDT0AJgyBco

Comments are closed.