Corrupcionário

Vale a pena dar uma olhada no blog Corrupcionário, de autoria do arquiteto Alfred Biermann. Lá ele descreve com detalhes e riqueza de informações (incluindo fotos e trechos extraídos das leis municipais) os artifícios utilizados para driblar a legislação e conseguir alterações no Plano Diretor e licenças para construção em Florianópolis.

O blog “continua” em outros blogs, o Corrupcionário 2 e o Corrupcionário 4, contendo farto material. Até agora não consegui lê-los por inteiro, mas muitas coisas me chamaram a atenção.

Uma delas é o esquema para conseguir o habite-se em residências no bairro nobre de Jurerê Internacional. Lá o Plano Diretor permite apenas 2 pavimentos, mas muitas casas estão sendo construídas com 3 ou até mais (incluindo subsolo). Para conseguir o habite-se, o proprietário e os responsáveis pela construção usam falsos elementos para dar a impressão de que os 2 pavimentos serão respeitados, tais como telhados provisórios e paredes de gesso acartonado vedando as aberturas do terceiro pavimento. Tão logo conseguem o habite-se, esses elementos são retirados e a construção segue como se nada tivesse acontecido.

Outro ponto interessante diz respeito às modificações do plano diretor. O autor mostra alguns exemplos do que ele chama de modificações pontuais do zoneamento.

Estas alterações das regras do uso do solo, que pouco tem a ver com os interesses da população da cidade, atendem a solicitações específicas, geralmente em atendimento a interesses de pessoas ou empresas.

O blog segue por muitos outras assuntos, fazendo também um “clipping” interessante das notícias relativas ao planejamento urbano veiculadas na mídia.

É ao mesmo tempo triste e esclarecedor ler esses blogs. Faz pensar se estamos realmente caminhando na direção de melhorar a situação. Eu sou otimista e acho que sim, e que a Moeda Verde é um dos sinais disso, mas não é fácil manter esse otimismo…

1 thought on “Corrupcionário

Comments are closed.