Decisões em grupo: vai encarar?

Decisões em grupo nunca são fáceis. Mesmo em grupos pequenos e homogêneos sempre surgem discordâncias, pontos de vistas diferentes e até mesmo brigas. Em um processo mais amplo, a complexidade e as dificuldades crescem exponencialmente. Algumas dessas dificuldade foram identificadas por Karacapilidis e Pappis (1997):

praia_china-02
Se no Brasil é difícil, imagine na China…

  • As decisões devem ser tomadas sob a influência de diversos pontos de vista, muitas vezes conflitantes;

  • Os argumentos aceitos em determinado momento da discussão podem ser invalidados caso surjam novas informações;
  • Coexistem ao mesmo tempo escassez e sobrecarga de informações. Alguns pontos do problema podem não ter dados disponíveis, enquanto que outros possuem tantos dados que é difícil ou mesmo impossível processar todos eles;
  • Independentemente de quanta informação está disponível, os decisores podem discordar quanto à sua correção (truth no original), relevância ou valor para decidir sobre um aspecto do problema;
  • Conhecimento factual nem sempre é suficiente para resolver um problema; na verdade, muitas vezes os julgamentos de valores são os aspectos mais críticos;

De acordo com sua experiência, quais são os fatores que mais dificultam a tomada de decisões em grupo? Contribuições nos comentários.

Referência bibliográfica:

KARACAPILIDIS, Nikos; PAPPIS, Costas. A framework for group decision support systems: combining AI tools and OR techniques. European Journal of Operational Research, v. 103, p. 373 -388, 1997.

1 thought on “Decisões em grupo: vai encarar?

  1. felipe manhães says:

    Muitas vezes quem tem a informação mais completa, sobre um determinado assunto, não dá abertura pra discutir os pontos que seu conhecimento não abrange, por achar que domina a maior parte do conhecimento necessário e que outras contribuições são desnecessárias.
    Vemos no dia-a-dia que a posição de uma pessoa “qualifica” seu conhecimento em determinado assunto, não permitindo, ao grupo que este gerencia, passar por sua arrogância, opinar e muito menos discutir.

Comments are closed.