Objetivos diversos (e conflitantes)

Poucos esquemas são tão esclarecedores quanto este:

kaiser-objetivos

Kaiser et al (1995) mostram cinco tipos de objetivos presentes nas decisões em planejamento. Segundo eles, esses objetivos devem ser sintetizados em um único conjunto de objetivos, de forma consensuada e com a participação da população.

Os tipos podem ser resumidamente descritos da seguinte forma:

  1. Objetivos herdados – são aqueles provenientes de outros planos do mesmo nível deste que está sendo elaborado. Isso quer dizer que podem ser adotados ou descartados. Em geral, é importante aproveitar algumas diretrizes de desenvolvimento que já estão sendo implementadas pelos planos vigentes, para não começar tudo do zero a cada plano.
  2. Objetivos impostos – são aqueles que vêm “de cima pra baixo”, normalmente por legislação estadual ou nacional. Assim, um plano diretor, por exemplo, é obrigado a seguir as normas da lei federal de parcelamento do solo e do código florestal.
  3. Objetivos genéricos do planejamento – são aqueles provenientes das teorias urbanas e dos estudos sobre o comportamento das cidades e sobre as consequências das intervenções já realizadas até hoje. Usos mistos, prioridade ao pedestre, densidades moderadas são alguns exemplos. Tais objetivos raramente surgirão da população, uma vez que são normalmente resultado do estudo específico de um ou mais campos de conhecimento que estudam a cidade. Muitas vezes, são até contraditórios com o que diz o senso comum, dando origem a conflitos. (Veja, por exemplo, o post sobre as falácias no planejamento urbano).
  4. Necessidades técnicas – dizem respeito às necessidades de acomodação das demandas de habitação, transporte, área construída, áreas para os diversos usos (parques industriais, por exemplo), etc.
  5. Desejos da comunidade – são os objetivos e desejos que a população, em geral, possui com relação ao desenvolvimento do seu bairro e da cidade como um todo.

Bastante interessante, não? A pergunta que fica é: como integrar esses objetivos de uma forma justa? Consenso? Votação simples? Sugestões nos comentários…

Referências bibliográficas

KAISER, Edward J.; GODSCHALK, David R.; CHAPIN, F Stuart. Urban land use planning. Urbana: University of Illinois Press, 1995.

4 thoughts on “Objetivos diversos (e conflitantes)

  1. Marina says:

    Olá, gostei muito do seu blog!
    Me lembrou o blog de um professor que tive em Madrid, José Fariña http://elblogdefarina.blogspot.com/
    que faz altas reflexões e escreve pros alunos.
    Você é pesquisador (a) ? Professor (a)?
    Eu sou estudante de mestrado em reabilitacao da arquitetura e nucleos urbanos, em Lisboa. Mas estou escrevendo sobre espaços públicos.

    Abraços!

  2. Renato Saboya says:

    Oi Marina!
    Obrigado pelo comentário. Fui visitar o blog que vc mencionou e gostei bastante. Com certeza vou ler regularmente.

    Abraços!

  3. Valesca Menezes Marques says:

    Oi, Renato!
    Agora que estou um pouquinho mais folgada dos PDPs, estou entrando no teu blog, no orkut etc. Parabéns pelo Urbanidades!!! É meio blog preferido para “passear” quando estou a procura de novidades !!!
    Sabe o que eu acho sobre os objetivos diversos e conflitantes que disputam um lugar nas propostas de planos diretores?… Integrar os diversos objetivos de uma forma justa e equilibrada, ainda é uma quimera para a nossa realidade… Mesmo em tempos de “Estatuto da Cidade”.
    Abraços!
    Valesca

  4. Jaqueline says:

    Oi Saboya,

    Infelizmente não tive a oportunidade de ter tido aula com você. Mas admiro muito seu trabalho.
    Quanto a Urbanidades acredito que não precisa ser comentado realmente é fantastico. Parabens!!
    Estou desenvolvendo meu tcc (arq ufsc) na area de planejamento urbano, e criei um blog para descreve toda a experiencia deste trabalho.
    Gostaria muito de obter um comentário seu a respeito, seria de grande valia.

    Grande abraço

Comments are closed.