Livro sobre habitação social

Repassando…

Livro discute a qualidade das habitações sociais brasileiras

Por trás do projetode qualquer casa, estão as necessidades de seus habitantes. Cada pessoa tem suas preferências no que diz respeito ao universo doméstico e o mesmo acontece com as famílias de menor renda. É o que mostra o livro “Sustentabilidade Social do Habitar”, que será lançado, no dia 26 de novembro, em Florianópolis, como parte da programação do III Congresso Brasileiro e II Congresso Iberoamericano de Habitação Social: ciência e tecnologia (CTHab). De autoria da profa. Carolina Palermo, da Universidade Federal de Santa Catarina, a obra demonstra como os  governos brasileiros, ao longo de mais de meio século, tratam a habitação voltada para famílias de menor renda mais como uma promessa eleitoral do que um compromisso social sério. “O sonho da casa própria encanta o brasileiro desde 1930, mas esse sonho vem se transformando em pesadelo depois de sucessivos programas que, focando a produção desenfreada de unidades de má qualidade construtiva e má qualidade funcional, esqueceram de quem realmente importa: o morador”, explica a autora.


O livro busca também propor soluções para essa questão social, utilizando como critérios a qualidade projetual e a sustentabilidade social. “A habitação popular produzida no país sempre teve a função paliativa de adiar a discussão da qualidade, da viabilidade e da real demanda. Nada mais evidente do que a estratégia de ‘dourar a pílula’ a cada início de gestão, planejando bonito, financiando e repassando uma herança de edificações pobres, quase efêmeras, em nada semelhantes a um Lar”, acrescenta a professora Carolina. A obra demonstra que habitar consiste em situar-se num espaço onde a segurança, a suficiência e o conforto beneficiam o repouso, a restauração das forças e da saúde, o convívio familiar e o crescimento social.

Saiba mais sobre o Congresso de Habitação Social
A falta de moradias para a população é um problema que tem atingido grande parte dos centros urbanos brasileiros. Atualmente o país soma um déficit habitacional que superou a casa dos sete milhões de unidades e o poder público não tem conseguido atender a demanda existente. A fim de estimular estudos sobre soluções alternativas para essa questão, será realizado a terceira edição do Congresso Iberoamericano de Habitação Social: ciência e tecnologia (CTHab) entre os dias 23 e 27 de novembro, no Hotel Torres da Cachoeira em Florianópolis.

O tema geral do CTHab’2009 será “Por uma nova abordagem” e propõe apresentar novidades para o tratamento da questão da habitação social, sendo essas as residências concebidas para população de menor renda, ou seja, os cerca de 130 milhões de brasileiros que hoje recebem até 5 salários mínimos de renda mensal. Dentro desse contexto, vão ser discutidos aspectos como qualidade do projeto, adequação dimensional e acessibilidade.

O CTHab é o único evento realizado no Brasil especializado em Habitação de Interesse Social. Cerca de 300 participantes, entre estudantes de arquitetura, professores e pesquisadores do Brasil e exterior, são esperados nesta edição. O Congresso é organizado pelo Grupo de Estudos da Habitação, Grupo de Estudos da Habitação no Ambiente Urbano e os Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina. As inscrições podem ser feitas no site www.cthab.ufsc.br

SERVIÇO
O que? Lançamento do livro “Sustentabilidade Social do Habitar”, de Carolina Palermo
Quando? 26 de novembro
Onde? Hotel Torres da Cachoeira (Rua Luiz Boiteux Piazza, 3991, Cachoeira do Bom Jesus), em Florianópolis (SC)
Informações? www.cthab.ufsc.br
Atendimento à imprensa: Dialetto Comunicação Estratégica – (48) 2107 2716

1 thought on “Livro sobre habitação social

Comments are closed.