Artigos científicos disponíveis na Web

Estou fazendo algumas pesquisas iniciais para o meu próximo projeto de pesquisa, lendo materiais ainda dispersos, refletindo sobre o que fazer, qual abordagem adotar, tentando estruturar um projeto com objetivos, metodologia, justificativa, etc. Nessas andanças descobri o site da Budapest Open Access Initiative, que defende o livre acesso ao conhecimento científico.

Em uma das suas seções, ela indica maneiras de contribuir para o livre acesso ao conhecimento científico. Essa foi a maneira que eu encontrei de contribuir: listar aqui algumas revistas científicas que disponibilizam seus atigos livremente. Será uma lista em aberto, então se você conhece outros periódicos é só indicar nos comentários que eu atualizo aqui (última atualização: 13.02.2016).

Ambiente Construído

Revista da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído – tem foco especialmente nas questões de construtividade, mas também tem artigos relacionados ao espaço urbano, especialmente relacionados ao clima e tipologias edilícias.

Arquitetura Revista

Revista de Arquitetura e Urbanismo publicada pela Unisinos.

Arquitextos

Revista de Arquitetura e Urbanismo publicada pelo Portal Vitruvius.

Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Publicação do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo FAU Mackenzie

Cybergeo

Revista francesa com textos em francês e inglês.

disP – The Planning Review

Revista on-line holandesa sobre planejamento urbano e teoria do planejamento. Tem muitos artigos do Andreas Faludi, importante referência nessa área. À direita, na primeira “dropdown list”, é possível acessar diretamente os números da revista. Alguns artigos estão em holandês, mas a maioria está em inglês.

Oculum Ensaios

Oculum Ensaios, fundada em 2000, é uma revista cientifica em Arquitetura e Urbanismo do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da PUC-Campinas, com periodicidade semestral, aberta a contribuições da comunidade científica nacional e internacional, assim como para os pesquisadores das diferentes áreas acadêmicas da arquitetura e do urbanismo, com o objetivo de registrar a memória do pensamento urbanístico e de manter o debate atualizado.

Portal de Revistas da USP

Periódicos de diversos temas. Destaque para:

(dica do Gabriel)

Projectare (Pelotas)

Revista da Universidade Federal de Pelotas sobre Arquitetura e Urbanismo (Pet-Arq-UFPel / Laboratório de Urbanismo / Prograu)

Revista de Estudos Urbanos e Regionais (Anpur)

Uma das principais revistas nacionais sobre planejamento urbano e regional, editada pela Associação Nacional de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional (Anpur).

Revista de Morfologia Urbana

A ‘Revista de Morfologia Urbana’ é publicada on-line, duas vezes por ano, em Julho e em Dezembro, pela ‘Rede Portuguesa de Morfologia Urbana’ / PNUM. A publicação da revista é desenvolvida em estreita articulação com a publicação da revista Urban Morphology, sob o enquadramento do International Seminar of Urban Form / ISUF. Esta articulação envolve a tradução de artigos fundamentais no campo da morfologia urbana – resumo ou texto integral. À semelhança da Urban Morphology, a revista é estruturada da seguinte forma: i) editorial; ii) artigos científicos (núcleo central da revista); iii) perspetivas; iv) relatórios; v) revisões de livros; e por fim, vi) notícias.

Revista Paranaense de Desenvolvimento – RPD

Publicação semestral do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – IPARDES, autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral – SEPL, do Governo do Estado do Paraná, que recebe artigos inéditos sobre as interpretações do desenvolvimento paranaense e brasileiro, enfocando a inserção da economia e sociedade nas novas trajetórias delineadas pelo atual processo de transformação da economia mundial.

Revista de Urbanismo

Revista eletrônica do Departamento de Urbanismo da Universidad de Chile. Os textos são publicados sob a licença Creative Commons.

Revista Latinoamericana de Estudios Urbano Regionales (EURE)

EURE es una publicación cuatrimestral especializada en estudios urbanos y regionales, que publica trabajos referidos al territorio en todas sus dimensiones, privilegiando las investigaciones de carácter interdisciplinario que puedan resultar de utilidad para la gestión territorial.

Revista Território

Território é uma publicação semestral do Laboratório de Gestão do Território da Universidade Federal do Rio de Janeiro destinada a divulgar a produção científica em Geografia Aplicada e Gestão do Território.

Revista URBE – Revista Brasileira de Gestão Urbana

Revista on-line editada pela PUC-PR com ênfase em planejamento urbano e regional, gestão urbana, arquitetura e urbanismo, administração, políticas públicas, geografia humana, engenharia ambiental, ciência política, comunicação social, direito, economia, engenharia civil, filosofia, geologia, informática, sistemas de informação, serviço social, sociologia, turismo, dentre outras.

Revista Políticas Públicas & Cidades

Revista editada por alunos de diversos programas de pós-graduação brasileiros.

The Journal of Space Syntax

Periódico recém-lançado para divulgar o campo de estudos da Sintaxe Espacial. Por enquanto o acesso é livre, resta saber se será uma política duradoura.

Thésis

Revista de Arquitetura e Urbanismo editada pela Anparq – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Urban Morphology

Periódico publicado pelo International Seminar on Urban Form (ISUF). Acesso liberado aos artigos publicados até 2003.

9 comentários sobre “Artigos científicos disponíveis na Web

  1. Renato, suas dicas são bem legais. Sou fã do “Urbanidades” e tem me ajudado muito no mestrado. Iniciativas como essa faltam no sistema educacional do Brasil, um país que tem tudo pra decolar, mas se a base, que é a educação não se fortalecer, os passos continuarão lentos e instáveis.

  2. boas, estou a fazer uma analise critica ao urbanismo e gostaria de saber se me poderia ajudar com autores pois necessito de diversas citações do ponto de vista de autores diferentes do que se trata o urbanismo

  3. Rrenato

    Acho de uma qualidade este site. Fiquei tão feliz de encontrá-lo,
    que estou divulgando para os amigos da especialização em gestão
    de trânsito e transportes aqui de Fortaleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *