Ultrajes Urbanos #3 – Zoneamento de São José – SC

zoneamento-pdsj-1985

Qual é a justificativa possível para um zoneamento com esse formato? No destaque é possível ver que há uma ARP (Área Residencial Predominante) em formato de “flor”, rodeada por uma AIE (Área Industrial Exclusiva). Como alguém pode chegar a um desenho como este? Que lógica de ocupação do território poderia ter orientado essa definição de zoneamento?

Se alguém souber a resposta, deixe nos comentários…

4 thoughts on “Ultrajes Urbanos #3 – Zoneamento de São José – SC

  1. Pablo Micharl says:

    Se nao me engano ficou daquela forma ali porque nesse local foi instalada a univali de SJ. Sua longa rua de acesso seria o caule e o campus com o estacionamento o restante.

  2. Pablo Michael says:

    … agora os motivos obscuros (politicos) do porque que foi ali naquela area industrial “exclusiva” é que ninguem sabe hehehe

  3. Vanesca says:

    Oi !! Esses são os ultrajes de São José! Não sei se você participou, mas essa semana teve uma reunião de modificação do “Plano Diretor” de São José, pode ver a sessão completa neste link: http://www.cmsj.sc.gov.br/portal/index.php?page=noticia&id=1105
    Poxa, os vereadores e a Câmara ainda estão lidando com o PD da década de 1980 ou antes até!
    Cadê aquele que a UFSC fez?
    Infelizmente não pude ir a essa reunião, mas agora terá uma em Forquilhinhas, dia 24/05, para discutir isso, da área ser de residências populares, para projetos Minha Casa Minha Vida… Não entendo como São José consegue verbas para isso se o seu plano diretor não foi aprovado ainda…. (desculpa pelo enorme comentário)

  4. Paulo Hoelz Lyrio says:

    Temos aqui em Petrópolis um caso de Ultraje Urbano talvez dos mais gritantes que já vimos.
    Manchas sem nenhuma lógica, sem critérios e sem planejamento.
    Quem quiser dar uma olhada é só entrar ni site da Prefeirtura de Petrópoli s ir no mapa de zoneamento para ter idéia do que temos por aqui.
    E temos a Lupos municipal com um código de obras totalmente desatualizado, temos a Portaria do IPHAN e ainda temos a Resolução do INEPAC e o Código municipal do Meio Ambiente.
    Quem estiver pensando em ser Arquiteto por aqui tem que ser ou doido ou procurar os Despachantes milagrosos, sabe como né…

Comments are closed.