Brasília – cidade moderna, cidade eterna – Frederico de Holanda

O Professor Holanda está lançando seu mais novo livro e, por isso, estou divulgando aqui no Urbanidades. Ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas a julgar pela seus outros trabalhos, podemos esperar um texto da mais alta qualidade. Certamente vale o investimento.

capa circularA seguir a mensagem enviada por ele:

Caros amigos, colegas, estudantes:

É com muita alegria que anuncio o lançamento do livro Brasília – cidade moderna, cidade eterna.

Inclui os principais achados de pesquisas desenvolvidas nos últimos anos, depois de O espaço de exceção (2002) e de Arquitetura & urbanidade (2003). É de minha autoria exclusiva, embora reflita os resultados de investigações do grupo de pesquisa que coordeno.

Anexo um documento com o texto da quarta capa, o Prefácio (de Andrey Rosenthal Schlee) e o Prólogo. Isto dará uma boa ideia do conteúdo.

Há três maneiras de adquirir o livro:

1) Diretamente comigo. O pedido deve ser encaminhado para o email brasiliaeterna@gmail.com. Peço informar o endereço para a remessa, e a opção de postagem (comum ou expressa). Na comum, para qualquer lugar do país, serão cobrados R$ 2,00; na expressa, o valor será informado, pois dependerá da localidade. Recebido o pedido, informarei a conta bancária onde o valor do livro (R$ 39,00) e o valor da postagem (a depender da opção) devem ser depositados. Creditado o valor, o livro será enviado. Esta opção é válida somente para os residentes no Brasil. Para outros países, ver alternativas 2 e 3.

2) Pela página da internet PayPal (https://www.paypal.com). O pedido deve ser encaminhado para o email brasiliaeterna@gmail.com. Peço informar o endereço para a remessa, e a opção de postagem (comum ou expressa). Recebido o pedido, informarei o valor e a minha conta de PayPal onde o valor deve ser depositado. O valor variará de acordo com a opção de postagem e o câmbio. Creditado o valor, o livro será enviado.

3) Na Livraria Cultura, nas lojas ou na página www.livrariacultura.com.br

Agradeceria imensamente que vocês contribuíssem para a divulgação do livro entre amigos, colegas, alunos, contatos em geral. Se não acharem abusivo, peço também divulgar nas malas eletrônicas das instituições a que pertencem.

Por enquanto, o livro está disponível apenas aos leitores da língua portuguesa. Entretanto, traduções para outras línguas estão sendo planejadas.

Finalmente, desculpo-me de antemão por mensagens duplicadas que eventualmente recebam.

Com as mais cordiais saudações,

Frederico de Holanda

E aqui o texto da quarta capa, que dá mais algumas informações sobre o livro:

É quase unânime caracterizar Brasília como “uma cidade moderna”. Descrição pobre. Lucio Costa supera o receituário, estava “desarmado de preconceitos e tabus urbanísticos”. Além dos traços modernos, o arquiteto ousa incorporar influências milenares – terraplenos monumentais, perspectivas barrocas, cidade jardim.

Honrosas exceções à parte, os discursos sobre Brasília são míticos. Os elogiosos ignoram os problemas da Capital, os críticos inventam problemas inexistentes.

Brasília – cidade moderna, cidade eterna procura superar o maniqueísmo do “ame-a ou deixe-a”. Revela ser a Capital uma das mais peculiares cidades do planeta, nos âmbitos metropolitano e do Plano Piloto de Lucio Costa. Mostra seus grandes problemas e suas fascinantes qualidades. As qualidades são estruturais. Essas vencerão o tempo. Os problemas são circunstanciais. Quixotesco lutar por solucioná-los? Talvez. Mas vale tentar. Sempre.

BRASÍLIA 50 ANOS

Para comemorar os cinquenta anos da nova Capital Federal do Brasil, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília vem organizando uma série de publicações de caráter multidisciplinar. Iniciada com O Capital da Esperança, de Gustavo Lins Ribeiro, e Da Nova Lisboa a Brasília: a invenção de uma Capital, de Laurent Vidal, segue-se agora este Brasília – cidade moderna, cidade eterna, de Frederico de Holanda. Dentre os demais títulos previstos, já estão no prelo Projetos para Brasília: 1927-1957, de Jeferson Tavares, e De Plano Piloto a metrópole: a mancha urbana de Brasília, de Jusselma Duarte de Brito.

A coleção Brasília Histórica 50 anos é coordenada pelos professores Andrey Rosenthal Schlee e Sylvia Ficher