As soluções para o trânsito

A questão da mobilidade é um problema indiscutível na maioria das cidades brasileiras de médio e grande porte. Este post faz uma coletânea de algumas ações que podem ajudar a minimizar esses problemas (contribua com mais ideias nos comentários!). A lógica é simples e segue dois princípios básicos:

Vamos às ações:

Diminuir a necessidade de deslocamento e otimizar o uso do espaço de circulação: princípios simples para melhorar a acessibilidade urbana.
  1. Implementar corredores exclusivos para ônibus – são baratos, simples de executar e trazem o grande benefício de evitar que os ônibus compartilhem as pistas engarrafadas em horas de rush, trazendo uma vantagem real para os usuários em relação aos motoristas de automóveis.
  2. Obviamente, melhorar as demais características do transporte coletivo, tais como área de abrangência, frequência, pontualidade, qualidade das estações de embarque, proximidade a serviços complementares, etc.
  3. Implementar ciclovias e ciclofaixas para estimular o deslocamento por bicicletas, especialmente para pequenos e médios percursos realizados não apenas nos fins-de-semana mas principalmente no dia-a-dia.
  4. Integrar os modos de transporte entre si, de forma a facilitar o deslocamento de usuários que dependem de vários modais para uma mesma viagem (ex.: integração tarifária entre metrô e ônibus; adaptação de ônibus e terminais para o transporte e estacionamento, respectivamente, de bicicletas; e assim por diante).
  5. Agilizar o embarque nos ônibus, por exemplo utilizando a estação do Ligeirinho, de Curitiba, e instalando equipamentos apropriados para o acesso de cadeirantes.
  6. Adotar faixas de veículos em que só podem trafegar automóveis com mais de duas pessoas, que reduzem a quantidade de carros nas ruas por motivos óbvios. Para que isso funcione, é necessário que haja fiscalização e punição para os infratores.
  7. Estimular, por meio de instrumentos de indução e controle do uso do solo, a proximidade entre áreas residenciais e áreas de concentração de empregos – diminuir a necessidade de deslocamento no principal tipo de deslocamento pode reduzir o número total de viagens a serem feitas diariamente (CERVERO; DUNCAN, 2006).
  8. Da mesma forma, estimular áreas residenciais de uso misto, de forma a tornar desnecessárias ou pelo menos diminuir a necessidade de viagens de automóvel para acessar pequenos comércios e serviços.
  9. Criar novas conexões entre ruas, nos casos em que as quadras sejam muito grandes e prejudiquem a locomoção concentrando o movimento em apenas algumas ruas principais. Isso não apenas facilita o deslocamento veicular (incluindo automóveis, mas também ônibus e microônibus), como principalmente o movimento de pedestres e ciclistas, e de quebra ainda pode estimular o aparecimento de pequenos comércios nas esquinas criadas. Isso vale também para os projetos de parcelamento do solo, que deveriam manter dimensões moderadas para as quadras (e portanto para as conexões entre ruas) e sempre, SEMPRE, conectar-se com o sistema viário do entorno de forma a realizar as costuras necessárias para os deslocamentos urbanos (condomínios fechados são muito prejudiciais nesse sentido).
  10. Incentivar a ocupação dos vazios urbanos (que atualmente estão retidos aguardando valorização), ao invés de ampliar indefinidamente o perímetro urbano e aumentar ainda mais as distâncias entre residências e empregos.

Em um horizonte de tempo mais longo, e contanto que as soluções acima já tenham sido implementadas, outras ações mais radicais podem ser buscadas:

  1. Estancar a ampliação do sistema viário (com exceção dos pontos muito especiais tratados no item 9 acima) tais como aumento do número de pistas e criação de viadutos. Essas ações apenas tornam o sistema mais atrativos para os automóveis, criando um círculo vicioso que acaba em mais congestionamento, mais ampliação, etc.
  2. Dificultar o estacionamento de automóveis nos principais destinos das viagens (ou seja, em locais de concentração de empregos como os centros de cidade). Isso torna menos provável que o automóvel seja escolhido como meio de transporte;
  3. Instalar pedágios nas áreas centrais;


Pista para carros com mais de um passageiro. Fonte: Wikipedia.


Integração entre metrô e bicicletas na Dinamarca – gratuidade para levar a bicicleta. Foto: Mikael Colville-Andersen. Fonte: aqui


Integração entre metrô e bicicletas na Dinamarca
– gratuidade para levar a bicicleta. Foto: Mikael Colville-Andersen. Fonte: aqui

Ônibus em Curitiba - Ligeirinho
Corredores exclusivos de ônibus em Curitiba – PR e estações de embarque. Fonte: Wikipedia.

Ônibus em Bogotá
Corredores exclusivos de ônibus em Bogotá – Colômbia com pistas para ultrapassagem em pontos estratégicos. Fonte: Wikipedia.

14 thoughts on “As soluções para o trânsito

  1. Pingback: Multa Moral
  2. margarete says:

    realmente necessitamos de soluções imediatas naõ adianta planejar o futuro, pois as cidades crescem em velocidade!!!!!

  3. Ítalo Stephan says:

    Excelente texto. Sintético, com as principais medidas possíveis para encarar um problema cada vez mais sério, até mesmo em cidades de pequeno porte.

  4. Miguel Bianchi says:

    Renato,

    Ainda acrescentaria a qualificação dos espaçoes de circulaçao de pedestres. A circulação a pé, principalmente em pequenas cidades é muito utilizada.

    Abraço,

    1. Renato Saboya says:

      Bem lembrado. Florianópolis mesmo é um exemplo de como não tratar os pedestres! Calçadas estreitas, quando existem, com péssimas condições de manutenção, perigosas, com vários obstáculos e impedimentos ao fluxo de pessoas.

  5. Edilon Rocha says:

    Bom dia professor Renato

    Gostaria de seu contato para entrevista sobre transporte do futuro, a ser publicada em revista do jornal O Vale (São José dos Campos – SP) com circulação em 32 cidades

    grato

  6. Fabio says:

    Ideias existem para melhorar o trânsito das nossas cidades brasileiras, falta competência política para implementá-las.

  7. Diel says:

    Transporte público + ciclistas + pedestres = a mobilidade eficiente.

  8. Osmar Günther says:

    Insere aí: 1) uso racional do solo, com localização criteriosa das atividades, que são as responsáveis pela geração/atração de viagens; 2) transporte coletivo barato e de qualidade; 3) transporte solidário; 4) transporte não-motorizado; 5) táxi com tarifa acessível; 6) uso de microônibus e vans em polos geradores; 7) escalonamento de horários de entrada/saída por atividades; 8) flexibilização dos horários de trabalho; 9) otimização da Internet, com a realização de tarefas at home; 10) autonomia dos bairros e compactação urbana, favorecendo a micromobilidade e minimizando deslocamentos; 11) estímulo ao pedestrianismo, com calçadas seguras e agradáveis (37,3% das pessoas se deslocam a pé nas cidades com mais de 60 mil hab, segundo o MCidades e a ANTP); 12) política para motos, ágeis e baratas; e 13) estacionamentos verticais em pontos estratégicos e em polos geradores, liberando área horizontal.

  9. Thiago says:

    Deveriam se restringir o uso e acesso de veiculos em areas centrais nos horarios de pico em grandes centros urbanos exeto medicos policiais e veiculos de comunicacao extimulando o uso do transporte coletivo.

  10. Fabrício José Barbosa says:

    Gostaria de saber se existem estudos acerca da influência do tamanho do grão, ou seja, da quadra, na qual a partir de determinado tamanho começa a diminuir o tráfego de pedestres e passa a ser rua de passagem. Vejo muitos Planos Diretores adotarem quadras que variam de 300 m a 400 m. Nas áreas centrais e comerciais com mais movimentos de pedestres as quadras não passam de 200 m. Existem um cálculo que leva a um tamanho máximo de grão?

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