Mestrado e Doutorado no PósARQ – UFSC – 2013

Foi lançado o edital de seleção para o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PósARQ, vinculado ao departamento de Arquitetura  e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. As inscrições ficarão abertas no período de 11 de fevereiro de 2013 a 14 de março de 2013.

O PósARQ foi criado em 2002 e, desde então, tem tido atuação destacada na área de pesquisa em Arquitetura e Urbanismo. Eu ingressei como professor do quadro permanente em 2010, pouco depois de ter sido admitido na UFSC, e desde então tenho me envolvido de forma bastante intensa com o programa, sendo atualmente o seu subcoodenador.

no edital podem ser consultados os temas de interesse dos professores do PósARQ, o que pode ser de grande auxílio na elaboração do projeto de pesquisa necessário para o processo de seleção.

No meu caso, são quatro linhas de interesse:

  • Teoria e prática do planejamento urbano: planos diretores, processo de planejamento e elaboração do plano diretor, instrumentos de planejamento, participação popular;
  • Morfologia urbana, configuração e desempenho espacial: Sintaxe Espacial, padrões espaciais urbanos, tipos arquitetônicos, espaços públicos;
  • Espaço urbano e ocorrência de crimes;
  • Desenho Urbano: teorias normativas e explicativas clássicas; novas abordagens.

Na primeira delas, tenho especial interesse em modelos descritivos e explicativos do planejamento urbano, ou seja, construções teóricas que buscam entender e explicar como o processo de planejamento acontece em situações reais (ao invés de uma abordagem normativa, que busca dizer como o planejamento deve – ou deveria – ser conduzido). Nesse sentido, tenho utilizado os referenciais teóricos da teoria de apoio à decisão construtivista e/ou do planejamento comunicativo para realizar estudos de caso concretos; portanto, abordagens baseadas no conceito de decisão são especialmente interessantes.

Com relação ao segundo tema – Morfologia urbana, configuração e desempenho espacial -, interesso-me pelo estudo da configuração dos espaços urbanos e arquitetônicos e em entender como e até que ponto essa configuração pode influenciar a apropriação e o uso desses espaços. Apropriação e uso, nesse caso, incluem padrões de funcionamento, segregação sócio-espacial, movimento de pedestres e veículos, vitalidade e verticalização, entre outros aspectos. Estudos que se preocupem em estabelecer as relações com processos sociais mais abrangentes são especialmente valorizados.

A terceira linha é, na verdade, uma subárea da segunda, e foca especialmente na ocorrência de crimes no espaço urbano. Ela inclui o estudo de como a forma urbana e das edificações pode influenciar a distribuição da ocorrência de crimes. Um exemplo de trabalho nessa linha é  este artigo, derivado de uma dissertação defendida no PósARQ por Mariana Vivan.

Por fim, tenho interesse também em teorias clássicas no Desenho Urbano, no sentido de realizar estudos empíricos buscando corroborar ou rejeitar hipóteses defendidas por autores importantes para o campo, tais como os padrões de Alexander, os olhos da rua de Jacobs, e os elementos da boa forma urbana de Lynch, entre outros.

Outras informações relevantes sobre o programa, tais como a lista das disciplinas oferecidas, estão disponíveis no site do programa.

1 thought on “Mestrado e Doutorado no PósARQ – UFSC – 2013

  1. Celestino KANGELA says:

    Sou Angolano fazendo um curso de Mestrado em Ordenamento e Planeameto em areas Urbanas todovia preciso de contactos e interacçao com especialistas para ampliar meus modesto conhicimento nesta materia como é e ta sendo o vosso caso o qual agradecia artigos ou matrias variadas relacionado com a alteraçao, apropriaçao do espaço e o viver na urbe.

Comments are closed.