Semana de Urbanismo – SEMUR 2013: “Cidade para Todos”

Realização: Curso de Urbanismo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Quando: 04 a 08 de novembro de 2013

Onde: Universidade do Estado da Bahia, Campus I – Salvador

Apresentação

Sendo 8 de novembro a data comemorativa do Urbanismo, a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, através do Curso de Urbanismo, vem promovendo nos últimos anos a Semana de Urbanismo – SEMUR. A Semur se caracteriza por desenvolver uma série de atividades voltadas para a discussão e reflexão sobre os problemas urbanos e regionais que tangem a nossa realidade, particularmente as cidades brasileiras. Neste sentido, entendemos que tratar as questões sobre a Segregação e a Participação, nos seus mais diversos aspectos, constitui-se como tema crucial para garantir “Uma Cidade para Todos”.

Várias são as questões enfrentadas pelas cidades no mundo contemporâneo dado às diferenças sociais, culturais, políticas, econômicas, tecnológicas, entre outras. Tais características variam principalmente de intensidade e nível de desenvolvimento, configurando diferentes realidades urbanas e regionais que vem sendo tratadas por diversos campos do conhecimento. Entretanto, a velocidade e complexidade das mudanças não conseguem ser acompanhadas por soluções que garantam uma cidade justa, democrática e acessível para todos.

Essa diversidade e aceleração nas mudanças revelam uma série de elementos de grande importância para a busca de soluções, entretanto, face ao momento atual, entendemos como questões emergentes e emergenciais o debate sobre a mobilidade e acessibilidade regional urbana, os movimentos sociais, participação e governança e, finalmente, como o profissional de Urbanismo pode trabalhar diante das diversas problemáticas.

Neste sentido, a SEMUR propõe reunir profissionais e acadêmicos, docentes e discentes, que trazem através das suas vivências contribuições que podem gerar novos horizontes de reflexões e contribuições para um mundo melhor.

 Eixos Temáticos

“Mobilidade e acessibilidade urbana regional”

“Movimentos sociais, participação e governança”

“A cidade para todos e a atuação do profissional de Urbanismo”

 Submissão de Trabalhos

Envio: até 15 de setembro

Período de avaliação: 15/09 a 15/10

Resultado: 21 de outubro

Site do evento: http://www.semanadeurbanismo.uneb.br

Author: Renato Saboya

Arquiteto e Urbanista, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PósARQ - UFSC.