Livro urbanidades – ebook disponível gratuitamente (por tempo limitado)

O texto abaixo foi fornecido por Vinicius Netto, um dos organizadores do livro. Reproduzo na íntegra:

Livro disponível em versão digital [por tempo limitado]: https://uff.academia.edu/ViniciusMNetto

 

“Urbanidade” é uma propriedade que endereça o coração da vida urbana e suas condições. Parece tão elusiva e difícil de entender quanto a própria cidade (e como poderia ser diferente?). Por seu poder evocativo, parece convidar à construção de conceitos que correspondam às qualidades e aspectos que reconhecemos na cidade, ao mesmo tempo em que parece resistir tenazmente a esforços de definição.

 

Um dos objetivos deste livro é levar a público os resultados de um confronto explícito entre pontos de vista e uma diversidade de abordagens – desde a fenomenológica e cibernética à ontológica, passando por leituras morfológicas, sociológicas e sistêmicas. Uma discussão da urbanidade, das formas de capturá-la teoricamente e metodologicamente – e da própria possibilidade de sua captura e entendimento.

 

Versão impressa: http://letraeimagem.com.br/folio/2013/03/23/urbanidades/

O link direto para o download pode ser acessado clicando aqui.

2 thoughts on “Livro urbanidades – ebook disponível gratuitamente (por tempo limitado)

  1. Amanda Zys says:

    Olá Renato, sou estudante de arquitetura e urbanismo na UFMS e através de pesquisa online cheguei até o link com sua publicação ‘Permanência e Renovação da Morfologia Urbana Modernista – um Estudo de Caso sobre Angélica – MS’. Estamos desenvolvendo um trabalho, para a disciplina de Planejamento Urbano e Regional, que tem como foco o plano diretor de cidades do interior do estado de MS e nosso grupo decidiu ficar com a cidade de Angélica, por sua incrível história e riqueza de detalhes. Entretanto nos deparamos com uma grande dificuldade em encontrar o plano diretor propriamente dito. Entrando em contato com a prefeitura eles nos passaram a informação de que o plano diretor encontra-se em fase de revisão e que não teriam nenhum documento para nos repassar. Gostaria então de saber se em suas pesquisas o senhor teria tido a sorte de encontrar alguma minuta de lei ou algo parecido que especificasse melhor as etapas e artigos do plano diretor da cidade de Angélica.
    Desde já agradeço pela atenção, muito obrigada também pelo e-book deste post, já estou baixando. 🙂

    Abraços,

    Amanda

    1. Renato Saboya says:

      Olá!
      Infelizmente não possuo tal plano diretor. Acho que o que existe é só o plano original mesmo.

Comments are closed.