Novo site + livro “The Social Fabric of Cities”

Ligar a cidade física à cidade social é o desafio de nossos tempos.

Michael Batty

Cidades são uma forma incrível de dobrar a rigidez do espaço e colocá-lo ao lado de nossas interações. E elas estão em toda parte. A maioria de nós vive imersa em seus canais e lugares, os topoi através dos quais vivemos nossos cotidianos e vemos o mundo. É uma moldagem da nossa experiência tão presente que até mesmo a filosofia, que pretende explicar a experiência humana, parece ter dificuldades em compreendê-la.

O novo site www.socialfabric.city e o livro The Social Fabric of Cities, publicado pela editora inglesa Routledge, reúnem uma abordagem às cidades e como elas fazem parte da nossa vida social – na verdade, uma abordagem tripartida.

Primeiro, ele traz uma visão das cidades como sistemas de encontros, tentando entender como nossos encontros diários acontecem e como podemos estar ‘co-presentes’ com aqueles como nós ou aqueles diferentes de nós em lugares públicos e privados. Para isso, introduz uma visão da segregação urbana como ‘redes segregadas’ atuando no espaço.

Depois, o livro traz uma visão das cidades como sistemas de comunicação – ou como as cidades nos ajudam a criar nossas interações – por exemplo, quando passamos das circunstâncias do encontro para o que quer que aconteça quando nos envolvemos em trocas comunicativas. Visa explicar como os lugares se tornam contextos para nossas trocas linguísticas, e como passam a conectar as ações que fazemos em diferentes lugares e tempos, permitindo que enormes sistemas de interação sejam criados a partir de situações comuns que vivemos com outras pessoas nos lugares da cidade. É uma visão dos espaços que compartilhamos como um meio da associação e da nossa experiência social.

Finalmente, o livro traz uma visão das cidades como sistemas de interação material – o papel das cidades na forma como agimos e interagimos fisicamente. Diz que nossas interações não são apenas comunicativas ou informativas, mas que também demandam superar distâncias, ao movermos nossos corpos no espaço. Argumenta que moldamos e ‘dobramos’ o espaço em ‘espaço urbano’ para podermos interagir de formas complexas, tendo a forma urbana como efeito das nossas interações, e nossas interações como efeito da forma.

Aproximando análise urbana e as ciências sociais, o livro reúne ideias dos campos da sociologia, economia, geografia humana, ética, teoria política e da comunicação, para abordar alguns temas fundamentais: os efeitos da forma espacial das cidades, as formas de apropriação do espaço urbano e os fatores envolvidos no surgimento da vida social.

O website também inclui novidades sobre cidades e pesquisa nas seções BLOG e RESEARCH, e sobre publicações em PUBLISHED WORKS e VIDEOS + PODCASTS.


Texto escrito por Vinicius de Moraes Netto.

1 thought on “Novo site + livro “The Social Fabric of Cities””

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *