Iniciando a série Ultrajes Urbanos: Estátua da Havan

Quem chega ou sai de Florianópolis, além de se deliciar com a visão fantástica da Ponte Hercílio Luz, é obrigado a se deparar com uma visão bem menos agradável: A Estátua da Havan, monumento a não sei exatamente o quê, que destrói a paisagem já não tão agradável daquela parte do Continente.

havan_2007_08_07-03

Fica a questão: como é possível que alguém tenha tido uma idéia dessas e, pior ainda, que alguém tenha permitido?? Até hoje nunca ouvi uma pessoa sequer dizer que gosta da estátua, mas já ouvi várias que a odeiam e que, inclusive, evitam fazer compras na loja por causa dela. Então, porque se mantém a aberração?

No orkut há várias comunidades com o título “Eu odeio a Estátua da Havan” ou coisa parecida.

havan-orkut

Qualquer município que se preocupe com sua qualidade estética e que tenha um mínimo de consciência da agressão que essa estátua representa para os cidadãos teria impedido tal “monumento”. Espero que o Plano Diretor que vem sendo discutido atualmente seja capaz de prever algum dispositivo que evite esse tipo de coisa. Apesar de que ,pelo andar da carruagem, as perspectivas não são das melhores. Mas isso é um outro assunto…

—-
Este é o primeiro post da série “Ultrajes Urbanos”, cujo objetivo é mostrar situações em que o espírito do bom urbanismo é vilipendiado nas nossas cidades. Infelizmente, exemplos não faltam.

7 thoughts on “Iniciando a série Ultrajes Urbanos: Estátua da Havan

  1. fatima wolff says:

    não sei porque tamanha ignorância. A estátua é bem legal, algo diferente para os turistas admirarem, quem não gosta que não olhem , vão se preocupar com algo mais interessante, fazer alguma coisa de útil, ao invés de criticar o que está feito e bem feito. Pra esse ignorante que nunca viu elogiar a estátua, que veja agora. Tchau…………

  2. Renato Saboya says:

    Cara Fátima:
    “algo diferente para os turistas admirarem”: o fato de ser diferente não significa que tenha algum valor. Turista não quer ver coisas diferentes que sejam medonhas como essa estátua. É só reparar o senso (inexistente) de proporção entre as partes da estátua. Não há conteúdo artístico nenhum. Terrível!

    “quem não gosta que não olhem”: isso mostra total desconhecimento das noções mais básicas de urbanismo e planejamento urbano. O tratamento da paisagem é papel importante dos arquitetos e de todos os demais profissionais que lidam com ela. Simplesmente dizer que quem não gosta de algo não deve olhar é jogar a sujeira para debaixo do tapete e esquecer que vivemos em sociedade, e que os interesses de poucos não podem se sobrepôr aos interesses da coletividade.

    Obrigado por comentar, mesmo assim.

  3. nathan says:

    eu não olho na estatua vo logo entrando para comprar na havan

  4. josé martins says:

    bomm tipo sobra a estatua cada um tem a sua opniao , mas meu caro vc falar q ah clientes que nao compram na havan por causa da estatua vc ta muito enganado se fosse assim a loja nao estaria faturando tudo oque ela fatura , principalmenta a de florianopolis sao milhoes e milhoes , entoa antes de vc falar alguma coisa. é bem melhor vc se imformar antes, e tipo , se voce nao gosta da estatua é problema seu , ninguem tem nada haver com isso .

    E creio q o diretor presidente das lojas havan luciano hang fez com a estatua uma grande jogada de marketing , ahh mas uma coisa as cidades hoje brigam para ter uma das filias das lojas havan em sua cidade.

  5. ri says:

    A Havan é um lixo e todo mundo que baba ovo de gringo também!!!

  6. Darla says:

    Primeiramente, uma pessoa que se deixa encomodar tanto assim por uma estátua e pelas suas “desproporções”, deve ter algum problema! É simplesmente uma jogada de MARKETING, o cara escolheu a réplica da casa branca e da estátua da liberdade para estilizar a loja, qual é o pecado mortal??? Agora, ignorância mesmo, é deixar de comprar em uma loja por causa de uma estátua que tem na frente, pura burrice! chega a ser um preconceito! deixem a estátua em paz, ela não faz mal à ninguém! Existem pessoas que olham em volta e somente criticam, criticam, criticam… Ao menos tratem de assuntos que realmente importam e afetam a sociedade, como por exemplo, os políticos corruptos!

  7. Otavio says:

    A estatua é sim um jogo de marketing, pra alguns pode incomodar para outros não, porém sua proporção e referência fere a paisagem urbana que de certa forma desregionaliza o local em que ela esta inserida, tornando o sitio sem característica própria, até mesmo o próprio edifício é um equivoco arquitetônico. Na minha cidade, pelo menos a estatua foi proibida de ser implantada, porém o gigantesco edifício se encontra lá, como mais um erro de profissionais e investidores sem conhecimento que acabam com a cidade.

Comments are closed.