Carta da Anpur sobre a substituição de Benny Schasberg no MC

Repassando…

Aos Colegas do Conselho das Cidades, no Segmento das Entidade Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa,
Realmente é necessário que nos manifestemos mostrando que a indignação geral pela substituição de Benny  Schasberg na direção da Secretaria Nacional de Programas Urbanos do MCidades, corresponde a mais um passo no desmonte dos princípios democráticos, de cidadania e de comprometimento com os ideais de justiça social e de encaminhamento de solução aos graves problemas urbanos do país, princípios que marcaram o trabalho das equipes que formaram o Ministério das Cidades e todas as suas Secretarias Nacionais.

A ANPUR acompanhou de perto a formação dessa estrutura político-social e de seu quadro técnico e não pode deixar de se manifestar frente a essa escolha autoritária de novos dirigentes, desqualificando o trabalho coletivo anterior e de eficácia reconhecida. Junto com outros segmentos da sociedade brasileira representados no Conselho das Cidades, a ANPUR acreditou e investiu para que fosse concretizada uma política nacional com base em critérios sociais e democráticos. Não pode, portanto, concordar com esse processo de deterioração do rpocesso de construyção de uma política nacional urbana. Alia-se, portanto, ao manifesto encabeçado pela FNA, declara seu total e irrestrito apoio ao colega Benny Schasberg, e aos demais profissionais competentes que tiveram de deixar o Ministério. A sociedade brasileira perde que esse novo direcionamento do MCidades que reflete os rumos que já vinham sendo delineados nestes últimos anos.
Edna Ramos de Castro

Presidente da ANPUR

Author: Renato Saboya

Arquiteto e Urbanista, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PósARQ - UFSC.