Veneza vista de cima

Estava passeando pelo StumbleUpon (se você não conhece, precisa conhecer, mas tome cuidado para não gastar suas horas produtivas passeando por ele) quando me deparei com esta foto:

venecia2
Fonte: aqui.

Maravilhosa, não? Impressionante a proporção da ocupação em relação às áreas abertas. Estas ficam bem evidentes na massa edificada. Camilo Sitte puro. Vale a pena ver a imagem ampliada clicando aqui.

Abaixo, à direita, um conjunto se destaca do resto. São a Praça e a Basílica de São Marcos. Sua importância fica clara pela escala do espaço aberto e pela escala e tipologia dos elementos construídos. A Basílica se destaca do resto da forma da cidade. Além disso, o conjunto está posicionado em um ponto nevrálgico do conjunto, exatamente onde o canal se encontra com as águas (Um pouco mais) abertas.

2 thoughts on “Veneza vista de cima

  1. Alexandra says:

    Fiquei impressionada (horrorizada) com a ocupação e a falta de arborização…mas…um ponto a mais para refletir, sobre ambientes urbanos.

  2. Marineia Chiovatto says:

    Há relações imbricadas, conviventes, fascinantes…. Camilo Site e as reflexões de Aldo Rossi, mas…..impensável nessa realidade tropical “molhada” de 1500 mm de chuvas em nossa amada terra.

Comments are closed.