Plano e projeto no TCC

Olá Renato,
Meu nome é Camila e sou estudante de Arquitetura e Urbanismo. Hoje, fazendo buscas na internet para pesquisa sobre meu Trabalho Final de Graduação, descobri o seu site. Gostei muito mesmo. Principalmente da forma clara e didática como você lida com o tema urbano.

Me chamou a atenção o texto “Plano e Projeto” e a diferenciação que você faz entre os termos. Meu TFG é sobre uma área urbana e, portanto, as dicas que você deu no texto, de certa forma serviram pra mim.

Apesar de já estar decidida que meu tema é um “projeto”, não um “plano”, acho que seria interessante, na monografia, abordar assuntos do planejamento, como plano diretor e planejamento estratégico, como forma de introdução, ou mesmo, mostrando a diferenciação que você faz. Gostaria de saber sua opinião sobre essa mistura de assuntos, e o que você me sugeriria ler para fazer essa relação dos instrumentos de planejamento até chegar em um projeto de intervenção em uma área específica.

Obrigada,
Camila

Olá Camila!
Acho interessante sim trabalhar conceitos de planejamento, mesmo que o objeto principal do seu trabalho possa ser considerado um projeto. Afinal, este último deve estar bem contextualizado em relação à cidade, e acredito que deva fazer parte de um processo mais amplo de organização da mesma, ou seja, um plano. Desse ponto de vista, especialmente em um trabalho de graduação, é interessante que o aluno demonstre um certo domínio da escala mais ampla na qual seu objeto se insere, ainda que não dê ênfase para a intervenção nessa escala.

Minha preocupação é com os trabalhos que tratam esses dois momentos como um só, sem ter clareza de que, na realidade, faz mais sentido se eles forem entendidos como dois momentos distintos, ainda que intimamente relacionados.

Como sugestão, tente deixar bem claro o que é um processo e o que é o outro. Mesmo que você tente encarar os dois, é importante ter clareza de quando “termina” um e onde “começa” o outro. Afinal, você poderia fazer um plano de desenvolvimento que, posteriormente, seria seguido por várias outras pessoas, ou seja, elas fariam projetos que deveriam obedecer às diretrizes estabelecidas no seu plano.

Por outro lado, você também poderia estar fazendo um projeto que devesse obedecer a um plano feito por outra pessoa, não é mesmo? E isso é uma situação não apenas normal, mas também a mais comum. E não tem nada de errado!

Alguns professores defendem ardentemente que esses dois momentos devam ser tratados como um só, sempre, como se um trabalho que tratasse apenas de um dos dois processos estivesse necessariamente incompleto. Defendem que todo aluno que faz um projeto urbano tem que fazer também o planejamento mais amplo, e vice-versa. Isso até pode ser aceito em termos estritamente acadêmicos, mas é importante ter clareza que, tanto na prática quanto em termos conceituais, representam momentos distintos, com certo grau de autonomia de um em relação ao outro, apesar, obviamente, de que a integração é desejada e necessária.

Se assim não fosse, apenas os autores dos planos poderiam fazer os projetos incluídos neles. E por outro lado, os autores de projetos urbanos (um grande loteamento, por exemplo), teriam que propor uma reformulação geral no plano diretor da cidade! Bom, espero que este exagero ajude a esclarecer o argumento…

Uma sugestão de leitura é “Introdução ao desenho urbano no processo de planejamento”, do Vicente Del Rio. Nesse livro, o autor dá uma boa idéia da diferença entre o projeto e o plano, e apresenta o desenho urbano como um meio termo entre os dois. Ao mesmo tempo em que define elementos de desenho, à maneira de um projeto, o desenho urbano também define apenas diretrizes para outros elementos, à maneira de um plano. A imagem abaixo, por exemplo, mostra um desenho de praça mas não define exatamente cada detalhe da forma do edifício. Sabe-se que a praça terá três lados edificados e um lado aberto para o mar; que o eixo principal da comunidade coincidirá com uma abertura no lado da praça oposto ao mar, marcando sua entrada; que a altura da edificação manterá mais ou menos essa proporção em relação à área aberta interna; e por aí afora…

Mas não se sabe se as janelas serão redondas ou quadradas, ou a cor do edifício, ou o tratamento de piso da praça. Em um momento posterior deverá ser elaborado um projeto que, então sim, definirá todos esses detalhes.

del-rio-mercado
Vicente Del Rio (1990) – Praça do Mercado – Favela da Maré

Espero ter ajudado a esclarecer! É um ponto de vista polêmico, tenho certeza que nem todos concordam comigo, mas os argumentos estão aí. Podemos discutir nos comentários.

25 thoughts on “Plano e projeto no TCC

  1. Bruno says:

    Qualquer intervenção urbana, independente da sua escala, deveria seguir um plano. O problema é que alguns profissionais não classificam uma simples residência como “intervenção”, o que, na minha opinião, deveria ser tratada como tal. Um projeto sempre trará algum impacto, em maior ou menor grau, e deve seguir um plano sempre que este existir.

  2. Helder says:

    Olá Renato,

    gostaria de saber como se cobra pela elaboração de plano diretor.
    não tenho a menor idéia de preço.
    Um abraço,
    obrigado

  3. Renato Saboya says:

    Olá Helder:
    Essa não é uma pergunta simples. Como orientação geral, eu diria o seguinte:

    1. Estude as condições sob as quais o plano será elaborado (apoio técnico da prefeitura, nível de aprofundamento dos estudos, disponibilidade dos dados sobre o Município, etc.)

    2. Identifique todos os produtos a serem entregues (projeto de lei, diagnóstico, mapeamento, condução de audiências públicas, etc.).

    3. Com base nisso, faça uma estimativa da equipe e do tempo necessários para concluir o processo;

    4. Multiplique a quantidade de meses pela quantidade de profissionais envolvidos.

    5. Deixe bem claro quais custos serão arcados pela prefeitura e quais serão arcados pela sua equipe (coffee-breaks, xerox, impressão dos mapas, etc. etc. etc)

    Tome cuidado para não subestimar seus custos e nem a duração do processo!

    Espero ter ajudado.

  4. Helder says:

    Olá Renato…
    ajudou bastante sim…essas orientações foram de muita valia.
    Obrigado!

  5. Gustavo says:

    Olá Renato.

    Estou cursando o 3° Semestre de Engenharia Civil, estou elaborando um trabalho sobre Urbanismo X Meio Ambiente, dando ênfase sobre a impermeabilização.

    Esperava de algum conselho seu ou uma ajuda.

    Abraços, fico grato desde já.

    Gustavo Caetano

  6. rose says:

    Olá renato, estou concluindo o curso de arquitetura e urbanismo…
    O tema do meu TFG será a urbanização da orla fluvial da minha cidade…
    Se possivel me indique alguns referencias bibliograficas como ponta pé inicial, pq estou com dificuldade na escolha da metodologia que devo seguir….

    Desde já sou grata pela atenção

    Rose Mery

  7. Renato Saboya says:

    Olá Gustavo:
    A dica é:
    SPIRN, Anne Whiston. O jardim de granito. São Paulo: EdUSP, 1995. (cap. 6 e 7, que tratam da água).

    Apesar da demora em responder, espero ter ajudado!

    Abraços.

  8. Renato Saboya says:

    Olá, Rose!
    Acho que uma boa bibliografia pra você é mesmo o livro do Del Rio, citado no post. Ele mostra inclusive um exemplo de waterfront que você pode usar como referência no seu trabalho.

    Boa sorte!

  9. Eliane says:

    Oii, estou no 9 semestre de arquitetura, nao consigo pensar em nenhum tema para TCC, gostaria que me ajudasse. obrg

    1. Renato Saboya says:

      Olá!
      Infelizmente acho que não posso te ajudar nisso. A escolha do tema deve ser sua, juntamente com seu orientador. Ele poderá te auxiliar no recorte específico e na metodologia a ser utilizada no estudo de um tema que, em primeiro lugar, deve ser interessante e instigante para você.

      Mas uma coisa eu posso dizer: temas relacionados ao urbanismo e ao planejamento urbano não são fáceis de serem abordados. Se essa é a sua vontade, prepare-se para o desafio!

  10. Iris says:

    Satisfação Renato, me chamo Iris, sou Amapaense, e estou sem DESORIENTADA com meu tema para TCC, de certo gostaria de falar sobre arquitetura ecologica, a indecisão e sobre o foco , o que vc acha da cobertura em palha?

  11. Milla says:

    Oiiii Renato,
    Bom… estou no oitavo semestre de Arquitetura e Urbanismo e pretendo fazer uma reforma, em um mercado público, que por sinal a cidade tem plano diretor e código de obras. No mercado eu gostaria de fazer mais um estacionamento, ampliar o espaço do mercado e modificar a estrutura do prédio. Posso considerar uma Intervenção Urbana? E quais os capítulos são necessários para fazer (montar) a monografia? (funcionagrama, pre-dimen., zoneamento…). Desde já agradeço pela sua atenção.

  12. Milla says:

    DESCULPA!
    A pergunta, recem feita, se refere ao tema escolhido para fazer a minha monografia quando chegar o momento, q no caso é uma revitalização em um mercado público. Valew 🙂

    Oiiii Renato,
    Bom… estou no oitavo semestre de Arquitetura e Urbanismo e pretendo fazer uma reforma, em um mercado público, que por sinal a cidade tem plano diretor e código de obras. No mercado eu gostaria de fazer mais um estacionamento, ampliar o espaço do mercado e modificar a estrutura do prédio. Posso considerar uma Intervenção Urbana? E quais os capítulos são necessários para fazer (montar) a monografia? (funcionagrama, pre-dimen., zoneamento…). Desde já agradeço pela sua atenção.

    1. Renato Saboya says:

      Olá!
      Eu não chamaria de intervenção urbana. Acho o tema muito pontual para caracterizá-lo dessa forma. É um projeto arquitetônico que tem uma interface com o tecido urbano (estacionamento, provavelmente uma praça do mercado, etc.).

      Discuta os detalhes do enfoque que vc vai dar com o seu orientador, para ir ajustando à medida que o trabalho avança.

  13. Milla says:

    Olá Renato,
    Olha eu aqui denovo! rsrsrs Bom, como eu havia perguntado, mas acho que não fui muito clara quando me referi a ordem fundamental para uma monografia. “Gostaria de saber quais os capítulos são nessesários para montar uma monografia ideal para um tema que é Intervenção urbana”?Isso, se o que lhe disse for uma Intervenção Urbana mesmo! Que eu acho que é, mas tenho essa dúvida! rsrsrsrsrs
    Em relação a ordem do trabalho escrito, eu pergunto isso pq sei que existe uma diferença entre vc fazer um anteprojeto, escolher um terreno e propor um prédio lindo e magnifico, o que é diferente de mexer em um projeto que já existe e vc mudar. Por isso estou com essa dúvida, pq talvez o que um tema, de um anteprojeto, precisse em uma monografia, uma revitalização não precise de tudo que um anteprojeto precise. Apenas o necessário.

    Antenciosamente
    Milla

  14. Denise Maria Ferreira says:

    Olá, td bem?
    Estou cursando o ultimo ano em administração,meu TCC será voltado no meu trabalho onde fiz um projeto de loteamento popular e já está em andamento.Estamos terminando a infra estrutura e iniciando a execução das ruas,bloquetes,meio fio, e a parte de iluminação.Bem vc acha que seu meu tema no TCC for Gestão de Projeto onde foi como fiz tudo para iniciar esse loteamento sozinha está de acordo?

    1. Denise Maria Ferreira says:

      Desculpa terminei a pergunta sem agradecer desde já….
      Atenciosamente,
      Denise

  15. EDER DIAS says:

    ola, Renato, sou estudante de arquitetura e urbanismo, da instituição UNIFEV – CENTRO UNIVERSITARIO DE VOTUPORANGA, e estou ja discutindo meu tema de trabalho de final de curso, e o meu tema seria sobre urbanismo gostaria de fazer a descentralização do centro urbano de votuporanga, hoje nosso municipio esta se dividindo em duas duas partes a zona norte e a zona sul, gostaria de levar comercio, instituições, entre outras para aquele lado da cidade, mas tenho uma curiosidade muito grande que esta dispertado dentro de mim.
    votuporanga e uma cidade que cada dia cresce mais, e temos algumas avenidas na cidade que elas tem começo mas não tem fim os fim que temos sempre são muros ou casas isso acontece com todas as avenidas exceto uma que cruza a cidade mas com pouco fluxo de automovel, então gostaria de cruzar todas as avenidas favorecendo a cidade a um transito melhor, e ai qual deve ser minha partida, acho essa das avenidas mais interessante, claro que transito e congestionamento isso ocorrera em todas as cidades mas acho que e uma forma de amenizar esse congestionamento que temos aqui……
    atenciosamente,
    EDER DIAS
    PREFEITURA DO MUNICIPIO DE VOTUPORANGA
    SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO E HABITAÇÃO

  16. Fátima says:

    Olá! Renato.
    Estou cursando o 9° periodo de História e estou pensando em fazer, o meu trabalho de TCC, sobre a Urbanização da minha cidade porém não tenho a menor idéia de como começar, gostária de saber a sua opinião como profissional. Já esolhir varios temas mas não consigo chegar á nenhuma conclusão com relação ao tema.
    Você pode me ajudar?
    atenciosamente,
    Fátima.

  17. Lídia Nascimeto pereira says:

    Olá, meu nome é Lídia, sou estudante de arquitetura e urbanismo, estou cursando o 8° período. Minha dúvida é escolher um tema para o meu TCC. Pois tenho em mente um projeto de “hotel pousada” para minha cidade que é Quissamã-RJ. Pq´a cidade tem um circuíto turístico e recebe muitos turístas e a hospedagem é precaria (são poucas as pousadas locais). O municipio tbm esta recebendo a implantação do um complexo portuário Farol-Quissamã. E eu não sei o que propor para o municipio. Gostaria mesmo de um empreendimento pequeno. Por favor me ajude.
    No aguardo.

    Lídia.

  18. vagner says:

    ola, gostaria de fazer o meu tcc sobre a importancia do planejamento urbano, ou sobre urbanismo sustentavél . poderia me ajudar em alguns livros ou artigos?
    desde ja agradeço , Vagner .

  19. Leandro Tezolin says:

    Ola sou acadêmico de arquitetura e urbanismo 9º período, estou fazendo o meu TFG sobre expansão urbana, e confesso que estou perdido nesse tema, pois estou misturando as coisas, como loteamento urbano infraestrutura urbana e não estou focando no meu tema, gostaria se alguém pode me dar uma dica ou algum conselho. Obrigado

  20. soraia says:

    Olá Renato
    Sou estudante de arquitetura e estou um bocado perdida com o meu TCC.
    Pretendo partir do conceito de parque linear para efetuar um proposta para a frente maritima da minha cidade, mas não sei se a proposta se enquadraria num plano ou num projeto.
    Agradecia muito se me pudesses dar uma ajuda.

  21. Suelen says:

    Olá
    estou no ultimo ano de arquitetuta, estou pensando em fazer meu tcc voltado para um projeto de centro de eventos.
    gostaria de algumas dicas ou que me indicasse alguns livros ou artigos que eu possa estar utilizando para a construção do meu artigo.

    agradeço desde já

  22. Cosme says:

    Olá também estou na reta final 9° semestre,meu TCC está ligado a um projeto na qual está ligado o turismo pretendo está projetando um local pra está recebendo ônibus de turismo e vans um local atrativo onde os motoristas e turista possam descansar , local com porque praça de alimentação e WC público.
    Pois minha cidade é Ibitinga a capital nacional do bordado e recebe em média 70 ônibus e mais de 100 vans nos fins de semana , não sei por onde começar.
    Não sei por onde começar minha pesquisa?

Comments are closed.