Le Grand Paris

roger O presidente Nicolas Sarkozy, da França, encomendou a 10 escritórios de Arquitetura da Europa um projeto para a Paris do Futuro, com foco na integração entre o centro e a periferia e nas questões ambientais.

Um dos grande problemas hoje, em Paris, é a desconexão existente entre o Centro, mais histórico e com maior quantidade de serviços, e a periferia, menos densa, usada pelos grandes edifícios de escritórios e por bairros destinados somente a dormitórios, na qual que vive a maior parte da população “não turista” da cidade.

A proposta de Richard Rogers baseia-se em 10 princípios:

  1. Promover aocupação densa e uso misto visando a coesão social;
  2. Criar proximidade entre as habitações, os locais de trabalho e os espaços públicos;
  3. Desenvolver o ambiente urbano para maximizar a flexibilidade e a utilização a longo prazo;
  4. Adotar a mobilidade “verde” através da promoção do transporte público, a pé e de bicicleta;
  5. Integrar a natureza para criar um ecossistema em equilíbrio;
  6. Assegurar eficiência na utilização de recursos através da redução da pegada ecológica e dos resíduos urbanos;
  7. Maximizar a produção local de energia e a utilização de energias renováveis;
  8. Criar uma economia urbana dinâmica e equilibrada;
  9. Introduzir governança estratégica para a implementação de visões na escala metropolitana;
  10. Promover uma nova cultura de ecologia urbana comprometida com estilos de vida sustentáveis.

Na lista de propostas, podem ser destacadas as seguintes:

  • Necessidade de uma cidade compacta, de forma a evitar áreas inabitadas dentro do perímetro urbano. A cidade compacta é mais eficiente em termos de gastos energéticos e de tempo, ao mesmo tempo em que incentiva a proximidade e a diversidade social e de usos;
  • Multicentralidade, através do reforço dos centros existentes e sua conexão pelo sistema de transportes;
  • Criação de novos parques e áreas verdes conectadas por ciclovias e vias de pedestres, reconquistando o lugar perdido para o automóvel;
  • Favorecimento da flexibilidade e da permeabilidade do tecido urbano, evitando as desconectividades existentes especialmente nas áreas periféricas;
  • Coodernação de projetos em diferentes escalas, pensados de forma integrada para maximizar a sinergia entre eles, e criados a partir da contribuição de profissionais, pensadores e cidadãos.

O escritório MVRDV apresentou um gráfico interessante, em que é mostrada a evolução de uma série de indicadores, alguns deles extrapolados para o futuro.

mvrdv_grafico_grand_paris

Gráfico elaborado por MVRDV – Grand Paris.

Em síntese, o gráfico mostra o crescimento de uma série de fatores associados ao crescimento da população do planeta: necessidade de terras para a agricultura, pegada ecológico, consumo de energia, concentração de CO2 na atmosfera, e assim por diante. Ao mesmo tempo, outros fatores têm decrescido: reservas de petróleo, espécies marinhas, recursos florestais, etc. Fica claro que a situação é insustentável.

A questão que fica é: até que ponto a estrutura da cidade pode contribuir para reverter esse quadro? Para mim é evidente que o problema não pode ser resolvido inteiramente através do desenho das cidades, uma vez que há inúmeros fatores por trás de todo esse aumento do consumo e quase total negligência pelos recursos naturais. Entretanto, há indícios que mostram que o desenho da cidade pode contribuir sim, através de uma maior adequação a atitudes e comportamentos mais sustentáveis, como os meios de transporte alternativos e coletivos, além das bicicletas e da revalorização do pedestre. Muito da dificuldade em implementar essas alternativas é criada pelo desenho dos espaços urbanos, tais como a inexistência de sistemas de áreas verdes, corredores de transporte coletivo, ciclovias, calçadas minimamente preparadas para abrigar confortavelmente o fluxo de pedestres, etc.

Outro ponto importante é a otimização do aproveitamento do solo urbano, evitando amplas áreas vazias dentro do perímetro urbano. Estas aumentam as distâncias a serem percorridas e, com isso, o gasto de energia necessário para percorrê-las. Além disso, também causam rupturas sociais, dividindo comunidades e incentivando a segregação. Como resultado, as áreas rurais são consumidas numa velocidade muito superior à que seria necessária, uma vez que a área ocupada pela cidade é maior do que deveria ser.

O curioso é perceber que esses princípios já são conhecidos há décadas, e amplamente aceitos na comunidade técnica, pelo menos entre arquitetos e urbanistas. Por que, então, não os vemos sendo aplicados nas nossas decisões sobre o desenvolvimento urbano?

Mais detalhes:

1 thought on “Le Grand Paris

  1. Thiago Trindade says:

    Bom, as propostas, na teoria, são muito coerentes e interessantes. Resta saber se na prática elas serào efetivamente aplicadas. De qualquer forma, é interessante ver que lguns países estão pensando em planos para compactar a cidade e conter a especulação imobiliária, enquanto que no Brasil, país de capitalismo predatório, parece intensificar-se justamente o processo inverso: espraiamento da mancha urbana, produzindo uma cidade desnecessariamente grabde e com uma enorme quantidade de espaços vazios em seu interior. Campinas é um exemplo emblemático.

Comments are closed.