Mestrado e Doutorado no PosArq – UFSC

Foi lançado o edital de seleção para o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PósARQ, vinculado ao departamento de Arquitetura  e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. As inscrições ficarão abertas no período de 06 de fevereiro de 2012 a 06 de março de 2012.

O PósARQ foi criado em 2002 e, desde então, tem tido atuação destacada na área de pesquisa em Arquitetura e Urbanismo. Eu ingressei como professor do quadro permanente em 2010, pouco depois de ter sido admitido na UFSC, e desde então tenho me envolvido de forma bastante intensa com o programa.

O edital de seleção pode ser baixado aqui. Nele, todas as informações importantes podem ser encontradas. No Anexo IV estão os temas de interesse dos professores do PósARQ, o que pode ser de grande auxílio na elaboração do projeto de pesquisa necessário para o processo de seleção.

No meu caso, são duas grandes áreas de interesse:

  • Teoria e prática do planejamento urbano;
  • Morfologia urbana, configuração e desempenho espacial.

No primeiro deles, tenho especial interesse em modelos descritivos do planejamento urbano, ou seja, construções teóricas que buscam entender e explicar como o processo de planejamento acontece em situações reais (ao invés de uma abordagem normativa, que busca dizer como o planejamento deve – ou deveria – ser conduzido). Nesse sentido, tenho utilizado os referenciais teóricos da teoria de apoio à decisão construtivista e/ou do planejamento comunicativo para realizar estudos de caso concretos.

Com relação ao segundo tema – Morfologia urbana, configuração e desempenho espacial -, interesso-me pelo estudo da configuração dos espaços urbanos e arquitetônicos e em entender como e até que ponto essa configuração pode influenciar a apropriação e o uso desses espaços. Apropriação e uso, nesse caso, incluem padrões de funcionamento, segregação sócio-espacial, ocorrência de crimes e cognição, entre outros aspectos. Estudos que se preocupem em estabelecer as relações com processos sociais mais abrangentes são especialmente valorizados.

Outras informações relevantes sobre o programa, tais como a lista das disciplinas oferecidas, estão disponíveis no site do programa.