Ordem & desordem: Arquitetura & vida social

Novo livro organizado pelo Professor Frederico de Holanda foi lançado recentemente. Confira a apresentação disponível em http://www.fredericodeholanda.com.br/:

Edifícios e espaços das cidades – ruas, avenidas, praças – afetam nossa vida. A organização dos cômodos em um prédio também. Os seis capítulos exploram distintos olhares: 1) duas cidades “modernas” – Brasília e Chandigarh – e as imagens distintas formadas em nossas mentes; 2) a fragmentação espacial das cidades brasileiras e o oásis de ordem nos centros históricos; 3) a apropriação prática e afetiva do lugar pelas pessoas – sua urbanidade – como fator de proteção das margens de rios urbanos; 4) a qualidade de vida das cidades interpretada em função de índices socioeconômicos e de atributos espaciais; 5) os congestionamentos de trânsito e as implicações oriundas da forma urbana; 6) a reorganização recente dos cômodos em apartamentos para adequá-los a estilos de vida mais individualistas.

Para ler o prefácio, escrito pelo meu colega Prof. Almir Reis, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, clique aqui. Os resumos dos capítulos estão disponíveis na página oficial do Professor Holanda (link Livros).

1 thought on “Ordem & desordem: Arquitetura & vida social”

  1. A discussão sobre o sentido de uma cidade requer uma discussão mais ampla, onde o politico possa escutar o urbanista, hoje a politica brasileira vem na contra mão de todo processo de desenvolvimento, uma cidade precisa ser como um vetor (sentido e direção),discutir uma melhor qualidade de vida, planejar e executar através do espaço.Gostei muito da leitura, excelente o trabalho, parabéns.

Os comentários estão fechados.