Fui convidado para dar uma palestra na Conferência das Cidades promovida pela Associação dos Municípios do Alto Irani, com o tema “A política de desenvolvimento urbano e as intervenções na cidade”.
Em linha gerais, a exposição vai defender os seguintes pontos:
- Para que as intervenções na cidade contribuam para o bem coletivo, sem desperdício de recursos e sem favorecimento de alguns grupos específicos, é importante que sejam seguidas as seguintes etapas:
- Conhecer e entender a cidade: para lidar com os problemas complexos envolvidos na construção das cidades, é preciso saber reconhecer os limites da leitura técnica e aproveitar todos os subsídios provenientes da leitura comunitária. Esta, entretanto, também não é capaz de solucionar todos os problemas, dependendo da leitura técnica para ser completa.
- Planejar: significa definir os objetivos (ou seja, eles não estão definidos de antemão) e os melhores meios para alcançá-lo. O plano diretor desempenha um papel fundamental de ligação entre o planejar e o intervir;
- Intervir: engloba limitações e incentivos às ações individuais e um conjunto de ações pró-ativas a serem realizadas pelo Poder Público. Todas elas, especialmente estas últimas, devem ser orientadas pelo Plano Diretor. Entretanto, muitos outros fatores influenciam a decisão final, tais como pressões políticas, a opinião pública, crenças pessoais, etc.
- A saída? Dois elementos principais:
- Ênfase na construção coletiva e participativa de conhecimento sobre a cidade;
- Controle social.
Sem isso, o problema é praticamente impossível de ser amenizado.
Para baixar os slides da palestra, clique no link “Desenvolvimento urbano e intervenções na cidade“
Sera bastante valioso se for possivel, mais materias sobre o tema.
E um tema bastante relevante em termos culturais e justifica uma colaboraçao para abrir os olhos no sentido de melhorias nas areas urbanas das cidades.