“Em realidade, a paisagem compreende dois elementos:
- Os objetos naturais, que não são obra do homem nem jamais foram tocados por ele.
- Os objetos sociais, testemunhas do trabalho humano do passado, como no presente.
A paisagem não tem nada de fixo, de imóvel. Cada vez que a sociedade passa por um processo de mudança, a economia, as relações sociais e políticas também mudam, em ritmos e intensidades variados. A mesma coisa acontece em relação ao espaço e a paisagem que se transforma para se adaptar às novas necessidades da sociedade”. (SANTOS, 1982, p. 37)
Um trabalho interessantíssimo de análise da evolução histórica da paisagem do Rio de Janeiro foi feito pela Prefeitura do Município e disponibilizada no Portal Geo. Trata-se de simulações da paisagem ao longo da história, mostrando as transformações ao longo do tempo. Pra dizer o mínimo, é impressionante observar as modificações, partindo de uma paisagem rural, até uma paisagem intensamente urbanizada como é atualmente.
Especialmente notável é o “salto” que é dado entre 1910 e 1988. São apenas 78 anos que fazem uma diferença tão ou mais significativa quanto os 160 anos anteriores! A verticalização é um fator que mudou radicalmente a paisagem, e mudou também a hierarquia dos elementos que compunham a paisagem: a igreja, antes em posição de destaque, passou a ficar “intimidada” entre os prédios em altura. O viaduto também não ajudou nem um pouco nesse processo.
Interessante também notar que, entre 1988 e 2002, houve uma tentativa de resgate da ambiência mais antiga, expressa pela retirada de vias destinadas aos veículos e recuperação desses espaços para os pedestres. O pdf disponível no site explica que o trânsito de veículos foi passado para debaixo da terra. O viaduto, entretanto, continua ali, impávido.
Referência bibliográfica
SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: Hucitec, 1982.
O texto e as imagens evidenciam a dinâmica da paisagem geográfica. Muito interessante, imagens lindas.
Boa tarde! Renato saboya
texto ajudou no meu enriquecimento sobre o assunto dado na escola.
Rafael
Eu aprendi que as coisas naturais é aquilo que o homem não pode contribuir,pois é da natureza,e que as coisas sociais é tudo aquilo que o homem faz.
Eu achei interessante que a água sumiu das imagens ao passar dos anos. Isso significa que o nível de água abaixou? Também o fato da Igreja, que antes predominava as paisagens, agora quase nem se vê. Isso também demonstra a mudança cultural da cidade, conforme o que aprendi em sala de aula.
é que o mundo e voluio muito dorante os tenpos do rio de janeiro
é gue as imagens ficaram cada ves melhor ao passar do tenpo
como era antigo era muinto BUnio
Realmente muito legal, principalmente as ilustrações.
O site/blog também é muito interessante e completo, as informações que são disponibilizadas ajudam bastante a entender melhor “urbanidades”.
Obrigada e espero que o blog continue assim!
Porque a agua sumiu?
Agora vão ter que fazer um sem a perimetral.
Essas imagens são fantásticas
Informações muito esclarecedoras e impactantes sobre essas transformações na paisagem. Interessante que a partir de 1910 é que o impacto de mudanças foi maior , ou seja, maior do que a soma de todas as transformações dos séculos passados. Também houve a tentativa de resgate e de mudança da paisagem, mas por um período muito curto, demonstrando que o homem modifica mais do que resgata.
com as imagens e o texto verifiquei as mudanças que aconteceram ao passar dos anos e texto ajudou a entender todo o fato acontecido.
as paisagens são muito lindas,eu observei que no ano de 1910 não tinha uma ponte ,ja a de 1988 e a 2002 ja tinha por que?Desde 1580 ate 2002 mudaram muitas coisas eu vi tambem que as imagens mudam,ficam mais bonitas no passar do tempo.A dinâmica da paisagem geografica muito interessante,são imagens lindas.percebi que com o passar dos anos almentaram a construçoes de casas e predios e os modelos de construçao.
eu acho que o rio de janeiro ja mudou muito no requisito obras
É realmente com o passar dos anos o Rio de Janeiro mudou muito isso trouxe muitas consequências< uma s boas é outras não !!!!!!!!!!!!
Evoluio desde 1580 já percebe um pouco da evolução em 1620 esse site me ajudou a ver a evolução de Rio de Janeiro
Isso me ajudou muito a conhecer a história do rio de janeiro e a me enrinquesser com eu que aprendi na sala de aulo sobre a dinâmica da paisagem geográfica.
O SEU TEXTO ME AJUDOU MUITO A EXPANDIR O MEU CONHECIMENTO GEOGRÁFICO DA PAISAGEM LITORÂNEA DO RIO DE JANEIRO
Que antigamente era natural e agora ta cheio de predio e tudo moderno e tudo diferente de antigamente
contribuiu pois teve mais detalhes,e em sala de aula eu vou poder explicar tudo o que eu aprendi nesse Texto. Milton Santos é um exemplo de que todos podemos aprender mais!!!
bom eu gostei mais sera que vc podia tirar uma sem perimetral pq e de trabalho de geografia ou seja acho que a prof pode ver ne ok muito obrigada pois sem a perimental ajudaria muito!!!!!!!!!!!
esse texto contribuiu muito pra min pois hoje nós (minha turma) vamos estudar sobre isso e eu tenho a resposta na ponta da língua obrigado mesmo Renato Saboya e Milton Santos e também né eu aprendi em sala de aula sobre a dinâmica da paisagem geográfica graças ao Professor Bruno
Esse texto foi interessante de ler descobri muitas coisas que não sabia e desconhecia saber,oque eu aprendi e continuo aprendendo em sala de aula me ajudou ainda mais saber e entender o texto de forma dinâmica e divertida.Achei legal e muito informativo !!!
Obrigado Milton Santos, você ajudou a contribuir e enriquecer meu desempenho em oaisagem geografica,na proxima prova ja estarei preparada!
Aprendi que a paisagem é o espaço que se pode observar num lance de vista. O olhar atento pode revelar, alem dos aspectos presentes, marcas das sociedades que a construíram.
Aprendi que a paisagem é o espaço que se pode observar num lance de vista. A paisagem geografica é concreto e real.
legal
legal
achei imteriesante
interessante de mas
interesante
eu gostei desse texto pois ele é interessante
eu aprendi que ao passar do tempo a paisagem pode, mudar de rural para urbana mais, em primeiro lugar parabéns Renato Saboya!! Você me ajudou muito com essa informação!! a E.E. Mary Lucca Chagas agradece…
obrigado pela a informação Renato Saboya. parabéns !!!
Muito obrigado vc me ajudou muito !!
EU agradeço de ?
Parabenss pela descoberta ?
Obrigado
Eu não conhecia a primeira imagem, onde havia só a praia. Existem alguns quadros da época, mas já com o pier, e estão na sala do Comandante Geral da PMERJ, no Museu da PMERJ e no Museu Histórico Nacional.
Quando vejo essas imagens, só percebo o quanto erramos e feio!
Tem um vídeo, acho que Rio 1930, algo assim, que foi feito para a Disney. Vejo um Rio lindo, fantástico, e hoje, td abandonado, poluído, refém do crime, muitos mendigos na rua, um engarrafamento… Lamento pelo o que fizemos.
COmo queria poder ter visto uma Baía de Guanabara limpa!
A preservação da memória desta cidade que tanto nos encanta , é muito legal.
Tenho a coleção de 1580 a 1988 . Gostaria de encontrar o trabalho de 2002 e já sem a perimetral.
Alguém poderia me ajudar ?
Grato
Através destas transformações mostradas, podemos observar o período em que houve ligeiras mudanças na paisagem, devido a crescente industrialização e transformação do meio ambiente.
A paisagem é por tanto o retrato das mudanças que ocorreram ao longo do tempo. Parabéns, excelente trabalho. Gostei de conhecer essa paisagem.
Tudo mudou muito mas o Rio de Janeiro mudou mais
Antes as coisas eram diferentes agora mudou muito
É incrível o quanto mudou a paisagem
Estas imagens me ajudaram na escola para meu entendimento. Espero que isso continue me ajudando a entender as coisas da escola e da vida .
O rio mudou, isso é bom e ruim ao mesmo tempo. É bom se as pessoas forem do bem, mais é ruim se elas forem mal intencionadas.
OBRIGADA PELAS INFORMAÇÕES
Parabéns.Gostei muito do seu trabalho e aprendi muito.Obrigada!
Irene Tarouca
Lisboa,Portugal