Estava passeando pelo StumbleUpon (se você não conhece, precisa conhecer, mas tome cuidado para não gastar suas horas produtivas passeando por ele) quando me deparei com esta foto:
Fonte: aqui.
Maravilhosa, não? Impressionante a proporção da ocupação em relação às áreas abertas. Estas ficam bem evidentes na massa edificada. Camilo Sitte puro. Vale a pena ver a imagem ampliada clicando aqui.
Abaixo, à direita, um conjunto se destaca do resto. São a Praça e a Basílica de São Marcos. Sua importância fica clara pela escala do espaço aberto e pela escala e tipologia dos elementos construídos. A Basílica se destaca do resto da forma da cidade. Além disso, o conjunto está posicionado em um ponto nevrálgico do conjunto, exatamente onde o canal se encontra com as águas (Um pouco mais) abertas.
Fiquei impressionada (horrorizada) com a ocupação e a falta de arborização…mas…um ponto a mais para refletir, sobre ambientes urbanos.
Há relações imbricadas, conviventes, fascinantes…. Camilo Site e as reflexões de Aldo Rossi, mas…..impensável nessa realidade tropical “molhada” de 1500 mm de chuvas em nossa amada terra.