Será que funciona? Bom, duvido que funcione corretamente por enquanto, acho difícil que as empresas de ônibus possuam informações tão bem estruturadas sobre suas linhas, com itinerários e horários, e estejam dispostas a fornecê-las assim ao Google. Mas, por outro lado, acho que a médio prazo tem tudo para dar certo. Essa tendência de “geografização” dos dados na Internet parece irreversível, e o Google já a detectou faz tempo…
Achado no Blog da Glóbulo
Na realidade, isso já funcionava antes do Google. Em BH, já existia um site em que era preciso apenas digitar o endereço, ou ponto de referência, e você descobria o onibus que você precisava. Isso funcionava por aqui, porque quem regula os onibus, a BHTrans, centraliza todas as informações de forma muito precisa, até porque é ela quem concede os pontos, as linhas e tudo mais… é o trabalho dela. Ai o Google abriu esse serviço e esse “site” faliu. Chamava Busonline. Uma modernidade que eu não vi em outras capitais que fui. Já testei o serviço do Google no Rio… e realmente não funciona. Não tem as linhas de fato. Em BH não tem como não ter as linhas mesmo… é tudo muito padronizado. Abraços.
Pois é. Em BH havia um órgão centralizado e forte para fazer isso. Aí sim, eu acredito que funcione. Mas nas outras cidades em que a informação sobre o transporte coletivo é desestruturada, incompleta, fragmentada em vários órgão e empresas e não padronizada, acho difícil.
Vamos ver se o Google acha uma maneira de resolver esses problemas.