Encontro Nacional da Anpur 2011

Recebi essas informações sobre o Enanpur – Encontro Nacional da Anpur de 2011 e estou ajudando a divulgar. Não encontrei informações sobre prazos para envio de trabalhos, mas acredito que em breve elas serão divulgadas.

Update: Data Limite para envio de trabalhos 30/12/2010. Site oficial do evento: http://xivenanpur.com.br/

——————————————–

anpur_01 O XIV Encontro Nacional da ANPUR (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional), com o título Quem planeja o território? Atores, arenas e estratégias, será realizado, no Rio de Janeiro, no período 23 a 27 de maio de 2011.
O tema geral do XIV ENAnpur indica o compromisso dos programas de pós-graduação filiados à associação com a produção e a difusão de estudos interdisciplinares que apóiem a compreensão das relações sociedade – espaço e, em conseqüência, dos desafios enfrentados pelo planejamento territorial no contexto da globalização da economia.
A proposta geral do XIV ENAnpur ? aberto à participação de professores, pesquisadores, técnicos e estudantes – parte do reconhecimento da crescente relevância da esfera mundial na determinação de projetos para o futuro do País. Baseia-se, ainda, na necessidade de identificar e refletir sobre os agentes econômicos e os atores políticos que hoje redesenham o território brasileiro, transformando as arenas em que tem sido definido o acesso a recursos materiais e imateriais essenciais à vida coletiva.
Desta maneira, a proposta do XIV ENAnpur destaca a natureza projetiva  do planejamento urbano e regional. Porém, esse destaque acontece de forma simultânea à valorização de singularidades da sociedade brasileira, o que exige autonomia reflexiva, domínio da produção social do espaço e conhecimento de transformações, em curso, nos valores culturais e na base técnico-informacional e financeira do planejamento.
A natureza projetiva do planejamento, envolvendo diferentes escalas de ação, o desenho de cenários e a análise de interesses e estratégias, demanda a definição de metas e o estudo de práticas e meios que permitam o seu alcance. As metas escolhidas para o XIV ENAnpur são o aprofundamento da democracia e o alcance de uma sociedade mais justa e solidária, como indicam os eixos temáticos do evento.

Eixos temáticos:
(1) – Estado, planejamento e justiça territorial
(2) – Modelos, utopias e direitos sociais
(3) – Passado e presente: identidade, cultura e espaço
(4) – Novas escalas do poder: economia política e território

Organização
A organização do XIV ENAnpur foi assumida por cinco programas de pós-graduação, filiados à associação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense, a saber:
Universidade Federal do Rio de Janeiro:
– Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR)
– Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB)
– Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG)
Universidade Federal Fluminense:
– Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEO)
– Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU)
A concepção geral do XIV ENAnpur, assim como a definição e o acompanhamento da totalidade de sua dinâmica, encontra-se sob a responsabilidade de representantes dos programas citados.
Integram a Comissão Organizadora do XIV ENAnpur:
– Dra. Ana Clara Torres Ribeiro (IPPUR/UFRJ) (Presidente)
– Dra. Ana Lúcia Nogueira de Paiva Britto (PROURB/UFRJ)
– Dra. Ester Limonad (POSGEO/UFF)
– Dra. Fernanda Ester Sanchez Garcia (PPGAU/UFF)
– Dr. Jorge Luiz Barbosa (POSGEO/UFF)
– Dra. Lilian Fessler Vaz (PROURB/UFRJ)
– Dr. Marcelo Lopes de Souza (PPGG/UFRJ)
– Dra. Maria Laís Pereira da Silva (PPGAU/UFF)
– Dr. Paulo Pereira de Gusmão (PPGG/UFRJ)
– Dra. Tamara Tania Cohen Egler (IPPUR/UFRJ)

Dinâmica
A estrutura do XIV ENAnpur,  seguindo a experiência de encontros anteriores e refletindo a  relevância institucional da associação na cidade, prevê a organização das seguintes atividades:

– Mesa de Abertura, com representantes das instituições promotoras. Inclui a outorga do Prêmio Política e Planejamento Urbano e Regional e do Prêmio Milton Santos;

– Mesa Temática de Abertura, com o título: “Quem planeja o território? Os atuais desafios da América Latina”;

– Mesas Redondas, definidas pela Diretoria da ANPUR e pela Comissão Organizadora;

– Sessões Temáticas, sob a responsabilidade do Comitê Científico do evento;

– Pôsters, selecionados pelo Comitê Científico e apresentados em conexão com as sessões temáticas;

– Sessões Especiais, organizadas em parceria com pesquisadores de instituições filiadas ou associadas e/ou outras instituições da área de atuação da associação;

– Sessões Livres, propostas e organizadas por pesquisadores de instituições filiadas ou associadas.;

Detalhamento da dinâmica
O Comitê Científico do XIV ENAnpur, integralmente composto por pesquisadores de instituições filiadas ou associadas, assumirá a seleção de 30 a 40 trabalhos por sessão temática e, também, a organização das mesas em que os trabalhos selecionados serão apresentados e debatidos.

Sessões Temáticas e Comitê Científico
(1) – Política e planejamento urbano: instrumentos, planos e projetos
Atores e instrumentos para a gestão e planejamento das cidades na perspectiva da justiça territorial. Tensões entre instrumentos, planos e projetos nas políticas urbanas contemporâneas. Formas e sentidos da participação social e arenas do planejamento urbano.
– Dr. João Sette Whitaker Ferreira (PPGAU/FAU/USP)
– Dr. Jupira Gomes de Mendonça (NPGAU/UFMG)
– Dra. Regina Bienenstein (PPGAU/UFF)

(2) – Produção da cidade: agentes econômicos e atores políticos
Ação do Estado, espaço projetado e interesses econômicos. Nova escala de organização e investimento dos agentes modeladores do espaço urbano. Instrumentos de controle da valorização fundiária e imobiliária. Privatização dos espaços públicos.
– Dra. Ângela Maria Gordilho Souza (PPG-AU/UFBA)
– Dra. Fernanda Furtado (PPGAU/UFF)
– Dr. Márcio Moraes Valença (PPGAU/UFRN)

(3) – Ideários de cidade: modelos e representações sociais
História das idéias no urbanismo e no planejamento urbano. Modelos, paradigmas e utopias. Política, conjunturas históricas e afirmação de ideários. Difusão internacional de modelos e orientações práticas na concepção e implementação de intervenções urbanas.
– Dr. Cristovão Fernandes Duarte (PROURB/UFRJ)
– Dra. Nádia Somekh (PPAU/UPM)
– Dr. Tomás de Albuquerque Lapa (MDU/UFPE)

4) – Movimentos sociais no campo e na cidade
Associativismo, ativismo e territorialidades. Organização política e reivindicações coletivas. Movimentos sociais no enfrentamento da desigualdade social e segregação espacial. Políticas públicas, conquistas sociais e canais de participação.
– Dra. Ana Amélia Silva (PPG em Ciências Sociais/PUC-SP)
– Dr. Carlos Walter Porto Gonçalves (POSGEO/UFF)
– Dr. Orlando Alves Júnior (IPPUR/UFRJ)

(5) – Caminhos da história: fontes, métodos e questões
Memória do planejamento e trajetórias profissionais. História do urbanismo e do planejamento territorial. História da produção do espaço (da cidade e do urbano). Aproximações e distinções metodológicas e disciplinares.
– Dra. Fania Fridman (IPPUR/UFRJ)
– Dra. Sylvia Fischer (PPG-FAU/UnB)
– Dra. Vera Rezende (PPGAU/UFF)

(6) – Identidades culturais e apropriação social do espaço
Identidades e territorialidades na produção do espaço. Espaço vivido, cotidiano e lugar. Valores culturais, produção de consensos e resistências sociais. Representações coletivas, memória e imaginário social.
– Dr. Eber Pires Marzulo (PROPUR/UFGRS)
– Dra. Guiomar Inês Germani (MGEO/UFBA)
– Dr. Ivaldo Lima (POSGEO/UFF)

(7) – Questões ambientais: dimensões políticas, projetos e ação social
Legislação, direitos sociais e conflitos ambientais. Agendas internacionais e a meta da sustentabilidade. Culturas políticas e justiça territorial. As novas escalas das questões ambientais. A face interdisciplinar e geopolítica do ambiente.
– Dr. José Aldemir de Oliveira (Reitor da UEAM)
– Dra. Lia Osório Machado (PPGG/UFRJ)
– Dr. Wagner Costa Ribeiro (PPG em Geografia Humana/USP)

(8) – Fronteiras, grandes projetos, gestão do território e mobilidade espacial
Mobilidade do capital e do trabalho. Migrações, fronteiras e controle do espaço. Ações governamentais, usos corporativos do espaço e internacionalização do capital. Reestruturação do território, integração regional e economias nacionais. Estado, empresas e grandes projetos regionais.
– Dr. Alisson Flávio Barbieri (CEDEPLAR/UFMG)
– Dra. Edna Castro (NAEA/ UFPA)
– Dr. Helion Póvoa Neto (IPPUR/UFRJ)

(9) – Desenvolvimento regional, regionalismos e pactos territoriais
Atores políticos, agentes econômicos e instrumentos de planejamento. Redes regionais, circuitos produtivos e reorganização do espaço. Agronegócio, arranjos produtivos locais e interesses regionais. Mercado mundial, infraestrutura econômica e transformações regionais.
– Dr. Cláudio Egler (PPGG/UFRJ)
– Dra. Maria Teresa Franco Ribeiro (NPGA/UFBA)
– Dra. Monica Arroyo (PPG em Geografia Humana/USP)

(10) – Rede: técnica e ciência na transformação do espaço
Novas ferramentas, informação e comunicação. Limites e potencialidades dos instrumentos de planejamento territorial: do monitoramento às intervenções. Usos da técnica e novas leituras do espaço. Técnica, imagem e revelação do território.
– Dra. Ana Clara Mourão Moura (PPG em Geografia/UFMG)
– Dr. Fábio Duarte de Araújo (PPGTU/PUC-PR)
– Dr. José Ripper Kós (PROURB/UFRJ; PGAU-Cidade/UFSC)

Ana Clara Torres Ribeiro, IPPUR/UFRJ,
pela Comissão Organizadora

Author: Renato Saboya

Arquiteto e Urbanista, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PósARQ - UFSC.