A transformação da paisagem do Rio de Janeiro (1580-2002)

“Em realidade, a paisagem compreende dois elementos:

  1. Os objetos naturais, que não são obra do homem nem jamais foram tocados por ele.
  2. Os objetos sociais, testemunhas do trabalho humano do passado, como no presente.

A paisagem não tem nada de fixo, de imóvel. Cada vez que a sociedade passa por um processo de mudança, a economia, as relações sociais e políticas também mudam, em ritmos e intensidades variados. A mesma coisa acontece em relação ao espaço e a paisagem que se transforma para se adaptar às novas necessidades da sociedade”. (SANTOS, 1982, p. 37)

Um trabalho interessantíssimo de análise da evolução histórica da paisagem do Rio de Janeiro foi feito pela Prefeitura do Município e disponibilizada no Portal Geo. Trata-se de simulações da paisagem ao longo da história, mostrando as transformações ao longo do tempo. Pra dizer o mínimo, é impressionante observar as modificações, partindo de uma paisagem rural, até uma paisagem intensamente urbanizada como é atualmente.

1580

1620

1750

1790

1840

1870

1910

1988

2002

Especialmente notável é o “salto” que é dado entre 1910 e 1988. São apenas 78 anos que fazem uma diferença tão ou mais significativa quanto os 160 anos anteriores! A verticalização é um fator que mudou radicalmente a paisagem, e mudou também a hierarquia dos elementos que compunham a paisagem: a igreja, antes em posição de destaque, passou a ficar “intimidada” entre os prédios em altura. O viaduto também não ajudou nem um pouco nesse processo.

Interessante também notar que, entre 1988 e 2002, houve uma tentativa de resgate da ambiência mais antiga, expressa pela retirada de vias destinadas aos veículos e recuperação desses espaços para os pedestres. O pdf disponível no site explica que o trânsito de veículos foi passado para debaixo da terra. O viaduto, entretanto, continua ali, impávido.

Referência bibliográfica

SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: Hucitec, 1982.

86 comentários em: “A transformação da paisagem do Rio de Janeiro (1580-2002)

  1. Informações muito esclarecedoras e impactantes sobre essas transformações na paisagem. Interessante que a partir de 1910 é que o impacto de mudanças foi maior , ou seja, maior do que a soma de todas as transformações dos séculos passados. Também houve a tentativa de resgate e de mudança da paisagem, mas por um período muito curto, demonstrando que o homem modifica mais do que resgata.

  2. as paisagens são muito lindas,eu observei que no ano de 1910 não tinha uma ponte ,ja a de 1988 e a 2002 ja tinha por que?Desde 1580 ate 2002 mudaram muitas coisas eu vi tambem que as imagens mudam,ficam mais bonitas no passar do tempo.A dinâmica da paisagem geografica muito interessante,são imagens lindas.percebi que com o passar dos anos almentaram a construçoes de casas e predios e os modelos de construçao.

  3. Esse texto foi interessante de ler descobri muitas coisas que não sabia e desconhecia saber,oque eu aprendi e continuo aprendendo em sala de aula me ajudou ainda mais saber e entender o texto de forma dinâmica e divertida.Achei legal e muito informativo !!!
    Obrigado Milton Santos, você ajudou a contribuir e enriquecer meu desempenho em oaisagem geografica,na proxima prova ja estarei preparada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *