Banco de Planos

Esta página tem como objetivo reunir informações sobre planos diretores disponíveis on-line, para estudos de caso e pesquisas específicas. Caso queira incluir um plano diretor, deixe a referência nos comentários.

Belo Horizonte – MG (1996)

Betim – MG (2007)

Campo Grande – MS (apenas texto da lei)

Colatina – ES (2007) (apenas texto da lei)

Encruzilhada do Sul – RS (2010)

Fortaleza – CE (2009): lei / mapas

Itajaí – SC (2006)

Jacareí – SP (2003)

Jaraguá do Sul – SC (2007)

Joinville – SC (2008)

Londrina – PR (2004)

Mogi das Cruzes (2006)

Novo Hamburgo (2007)

Parnamirim – RN (2005)

Pinhais – PR (2000)

Piracicaba – SP (2006)

Porto Alegre – RS (1999)

Recife – PE (2010 – projeto de lei)

Rio de Janeiro – RJ (2011)

Salvador – BA (2004)

Santo André – SP (2004)

São José – SC (2004 – projeto de lei)

São Luís – MA (2006)

São Paulo – SP (2003)

Vila Velha – ES (2007)

Vitória – ES (2005)

Obrigado a todos aqueles que enviaram planos diretores para este arquivo. Para mais contribuições, entre em contato. De preferência, envie também um link para a versão online do plano.

Veja também o post sobre planos diretores que foram contestados na justiça.

82 comentários sobre “Banco de Planos

  1. Boa tarde Renato!
    Sou professora da Fecilcam – Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão onde leciono a disciplina de Planejamento Rural e Urbano. Utilizo e indico seu site para meus alunos pois os materiais são excelentes!
    Tenho o Plano Diretor Municipal de Campo Mourão em PDF. Acredito que seja interessante colocá-lo no seu site. Se quiser, posso enviá-lo.
    Att.
    Profa Valéria Postali

  2. CARO PROF RENATO,
    GOSTARIA DA INDICAÇÃO DE FONTES OU DOCUMENTOS QUE PUDESSEM ME AJUDAR EM UMA BREVE PESQUISA SOBRE OS PLANOS DIRETORES DE FLORIANÓPOLIS.
    MUITO OBRIGADO E PARABÉNS PELO SITE.

    1. Olá!
      Recomendo dar uma procurada nas dissertações dos programas de pós-graduação da UFSC, especialmente a Geografia, o PGAU e o PósARQ. Nesses programas certamente já foram defendidas várias dissertações, e talvez teses, sobre o assunto. Uma delas foi de uma orientanda minha, Tibelle Rabello: ASPECTO COMUNICATIVO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE PLANOS DIRETORES: LIÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE FLORIANÓPOLIS – SC.
      O professor Elson Pereira, especialmente, tem um trabalho mais constante nesse tema.

  3. Olá Renato! Parabéns pelo site e pelos conteúdos que publica fomentando o debate e construção de idéias que contribuem para o enfrentamento das problemáticas urbanas e dos desafios no processo de planejamento e gestão das cidades.
    Sou urbanista e fui coordenadora do planejamento urbano da cidade de Camaçari-BA durante o período que elaboramos e aprovamos o Plano Diretor Participativo do município (Lei 866/2008). Gostaria de compartilhar e divulgar que a partir do PDDU, desenvolvemos um SIG/ URBAM de Camaçari (Sistema de Informações Geográficas sobre Urbanismo e Meio Ambiente), que encontra-se disponível ao público no site oficial da prefeitura a partir do link: http://www.sig.camacari.ba.gov.br/urbam/map_default.phtml. A lei do Plano Diretor vigente e toda a legislação pertinente encontra-se disponível nesse mesmo link, através da aba “downloads”.

  4. Preciso que vocês entrem em contato comigo por favor. PRECISAMOS DE ASSESSORIA NO PLANO DIRETOR.

    35 3239 7172 falar com cidinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *