Calcular medidas sintáticas através do Depthmap

Visão geral

O processo de calcular as medidas sintáticas no Depthmap é relativamente simples. Em linhas gerais, é preciso importar um mapa axial em DXF (Autocad), transformá-lo em Mapa Axial, definir, se for o caso, os pontos em que as linhas se cruzam mas não devem estar conectadas, e rodar a análise.

Para instalar o Depthmap, acesse esta página e baixe a versão desejada. Nossa recomendação é que seja utilizada a versão X[Net], porque ela pode ser usada também em conjunto com o QGIS (em breve em novo tutorial). No momento que escrevo este tutorial, a versão X[Net] pode ser encontrada no link com o nome  “depthmapX-0.30-Windows.zip”. Basta fazer o download e descompactar o conteúdo para uma pasta no seu HD. Em seguida, clique duas vezes sobre o arquivo “depthmapX.exe”. Para verificar se é a versão correta, veja se DepthmapX[net] aparece em uma tela como essa:

DepthmapX[net]

Cálculo das medidas axiais

1. No CAD, exportar linhas axiais em dxf, ou baixar um mapa axial já pronto como aqueles disponíveis neste repositório;

2. No Depthmap, criar um novo projeto: File > New;

3. Importar o DXF: Map > Import…;

4. Converter para Mapa Axial: Map > convert Drawing Map – New Map Type: Axial Map (o resultado deve ser o mapa colorido de acordo com a conectividade);

Depthmap - 01

5. Se houver unlinks (pontos em que as linhas se cruzam mas não deve haver conectividade, interromper processo aqui e continuar depois de executar as instruções do item “Criação dos unlinks”, abaixo);

6. Rodar a análise sintática: Tools > Axial / Convex Pesh > Run Graph Analysis;

Depthmap - 03

7. Selecionar Radius: n,3 (e outros, conforme desejar);

8. Marcar caixa “Include Choice (betweenness)”;

9. OK;

10. As medidas serão calculadas (dependendo do tamanho do sistema, pode demorar um pouco) e apresentadas em uma lista à esquerda. Clicando em cada medida, o mapa será atualizado.

Depthmap - 04

Criação dos unlinks

Em alguns mapas, há pontos em que as linhas axiais se cruzam mas não deve haver conectividade, tais como viadutos, túneis, etc. Nesse caso, é preciso indicar ao Deptmap quais são esses pontos. Para isso:

1. Clicar na Ferramenta unLink, que fica à direita da barra de ferramentas. O botão deve mostrar dois quadrados, sendo um deles vermelho. Caso esteja mostrando o quadrado verde, clique na setinha à direita e selecione o comando unLink.

Depthmap - 05

2. Clicar nas duas linhas axiais que devem ser desconectadas. Uma circunferência como as da imagem abaixo deve aparecer em cada intersecção desconectada. Para certificar-se de que funcionou, selecione a ferramenta de Seleção (uma seta branca) para sair do modo unLink e passe o cursor sobre a linha para verificar seu novo valor de conectividade.

Depthmap - 02

Medidas baseadas em segmentos

O mapa de segmentos é um tipo de representação mais recente na Teoria da Sintaxe Espacial, e sua forma padrão combina as seguintes propriedades:

  • Distância angular entre segmentos, isto é, a distância é dada de acordo com o ângulo que segmentos adjacentes formam entre si: a ângulos suaves são atribuídas distâncias pequenas ou próximas de zero (simulando o comportamento da linha axial); a ângulos mais agudos, são atribuídas distâncias maiores.
  • Raios métricos, isto é, as medidas que consideram apenas a localização dentro de um raio especificado são obtidas com raios métricos (e não topológicos, como é o caso dos mapas axiais).

Para fazer um mapa de segmentos no Depthmap, é preciso já ter realizado o mapa axial, conforme descrito acima. Depois disso, é só seguir os passos abaixo.

1. Transformar o Mapa Axial em Mapa de Segmentos: Map > Convert Active Map;

2. Selecionar New Map Type: Segment Map;

Depthmap - 06

3. Se quiser manter as medidas sintáticas obtidas no Mapa Axial, marcar a caixa de seleção “Copy attributes to new map”;

4. A opção “Remove axial stubs less than” permite remover automaticamente aquelas partes das linhas axiais que fazem a sobreposição do cruzamento (muito útil para a etapa de desenho e checagem das linhas axiais no CAD). Bill Hillier defende o valor de 40% para esse parâmetro. A versão original do Depthmap usava 25%. Provavelmente qualquer valor dentro desses limites esteja ok, mas é bom checar o resultado, especialmente pequenas ruas sem saída que podem ser eliminadas incorretamente.

5. Calcular as medidas sintáticas: Tools > Segment > Run Angular Segment Analysis…

6. Na caixa de diálogo que se abre, selecione os parâmetros como na imagem abaixo. Os raios podem ser adaptados conforme os objetivos da análise e preferências da analista. A grosso modo, um raio de 400m equivale a 5 minutos de caminhada.

Depthmap - 07

7. Ok.

8. O processamento pode demorar um pouco, dependendo do tamanho do sistema. O resultado deve ser como o da imagem abaixo, com as medidas baseadas em segmento precedidas pelo texto “T1024”. Da mesma forma como no mapa axial, clicando em cada medida é possível visualizar seu mapa.

Depthmap - 08

7 Responses to Calcular medidas sintáticas através do Depthmap

  1. […] ← Calcular medidas sintáticas através do Depthmap São Luís – MA […]

  2. Margarida Cunha disse:

    Olá Renato. Estou apanhando muiiiito com o Depthmap na análise de Visibilidade. Alguma dica? Ab, Margarida

  3. Samira disse:

    Olá Renato, estou desenvolvendo uma análise sintática no ambiente QGIS, e estou apanhando tb um pouquinho agora com o plugin toolkit.. enfim.. gostaria de saber se consigo fazer o mapa axial primeiro já no ambiente QGIS, usando o depthmapxnet, e por seguida iniciar o cálculo das medidas, sendo todo este processo sistematizado no mesmo ambiente, ou seja, qgis. Lembrando que já estou no qgis/database.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*