Pesquisadores da Universidade da Virginia, nos Estados Unidos, recriaram a Roma do ano 320 dC em computador, depois de 10 anos de trabalhos para modelar mais de 7.000 edificações. A base do trabalho foi uma maquete física da cidade, localizada no Museu da Civilização Romana, que foi “escaneada” e digitalizada para a construção da maquete eletrônica definitiva.
Processo de escaneamento da maquete física. (Fonte: este artigo)
“Podemos levar as pessoas embaixo do Coliseu e mostrar a elas como os elevadores funcionavam para trazer os animais das câmaras subterrâneas para as caçadas que eles organizavam em cima”, disse Bernard Frischer, líder do projeto e chefe do Institute for Advanced Technology in the Humanities da University of Virginia, nos Estados Unidos. (Fonte)
O coordenador do projeto, Bernard Frischer, diz que o principal objetivo do trabalho é fornecer uma visão espacializada do conhecimento acumulado sobre essa civilização. Além disso, destaca outros usos possíveis:
- Ensinar aos estudantes e ao público em geral como era a Roma antiga;
- Fornecer dados não disponíveis em outras fontes, tais como o alinhamento das edificações;
- Embasar estudos sobre o funcionamento da cidade e das edificações, tais como condições de iluminação, ventilação, etc.
Além disso, o modelo pode ser atualizado para refletir as últimas descobertas feitas pela ciência, ou seja, é uma representação “viva” do que se sabe sobre a Roma daquela época (auge da dominação do Império Romano).
Eu fico imaginando o potencial de uma ferramenta dessas para o estudo da histórias das cidades e do urbanismo. Imagina poder percorrer as ruas da cidade com os alunos, em sala de aula, e ir destacando a configuração do traçado viário, dos espaços públicos, a relação entre a altura das edificações e os espaços abertos, a mistura de usos…
Por enquanto, não existem pessoas “habitando” essa cidade, mas já existe uma intenção de parceria com a Linden Labs, empresa criadora do Second Life. Já imaginou entrar numa Roma antiga com pessoas andando, trabalhando, lutando contra os leões no Coliseu? Mas isso pelo jeito é coisa para o futuro. Por enquanto, temos que nos contentar em passeios virtuais na página oficial do projeto.
Fonte: BBC Brasil
Alô, tudo bem,
Chamo-me Pádua. Sou professor de história. Procuro orientações sobre como fazer maquetes históricas.
Cordialmente obrigao pela atenção.
Olá Pádua:
Infelizmente não sou a pessoa mais indicada para lhe dar essa informação. Entretanto, sei que a maioria das bibliotecas universitárias que atendem a cursos de arquitetura possuem livros que ensinam as técnicas e os materiais utilizados para a elaboração de maquetes.
Abraços!
ola sou o jackson ou queria um orientaçÃo vou fazer um maquete para escola de Roma e oque eu devo usar obrigado
olá sr. Renato. Olhe, procuro uma informação. Como posso elaborar uma maquete do Coliseu. Tenho de fazer para o professor de história.
gostaria que mesmo que o senhor nao seja a pessoa mais indicada, desse apenas uma dica dos materiais.
por favor.
Olá!
Vários materiais costumam ser utilizados para fazer maquetes. Isso vai depender muito da escala em que ela vai ser produzida e do nível de detalhes que vc pretende alcançar. Alguns materiais que podem ser úteis: madeira balsa, papel Schmidt, EVA coloridos, isopor (várias espessuras), espuma verde (de vários tons, para a vegetação, se houver), pedriscos, areia, e por aí afora.
A melhor maneira, na verdade, é fazer uma pesquisa inicial nas livrarias e papelarias acessíveis a vc, e depois começar a experimentar. Fazer maquete é uma arte, e não possui regras nem materiais padronizados. Tudo depende da sua criatividade!
Olá , tudo bem. Desejo obter informações de como eram alçadas e colocadas em seu lugar as grandes peças de pedra que coroavam as colunas dos antigos templos . Ex. Baalbec, Leptis Magna… Desde já ,obrigado.
estas mensagens explicam tudo menos o que as pessoas querem saber