Roma renascida

rome_reborn_01 Pesquisadores da Universidade da Virginia, nos Estados Unidos, recriaram a Roma do ano 320 dC em computador, depois de 10 anos de trabalhos para modelar mais de 7.000 edificações. A base do trabalho foi uma maquete física da cidade, localizada no Museu da Civilização Romana, que foi “escaneada” e digitalizada para a construção da maquete eletrônica definitiva.

rome_reborn_02
Processo de escaneamento da maquete física. (Fonte: este artigo)

“Podemos levar as pessoas embaixo do Coliseu e mostrar a elas como os elevadores funcionavam para trazer os animais das câmaras subterrâneas para as caçadas que eles organizavam em cima”, disse Bernard Frischer, líder do projeto e chefe do Institute for Advanced Technology in the Humanities da University of Virginia, nos Estados Unidos. (Fonte)

rome_reborn_03 O coordenador do projeto, Bernard Frischer, diz que o principal objetivo do trabalho é fornecer uma visão espacializada do conhecimento acumulado sobre essa civilização. Além disso, destaca outros usos possíveis:

  • Ensinar aos estudantes e ao público em geral como era a Roma antiga;
  • Fornecer dados não disponíveis em outras fontes, tais como o alinhamento das edificações;
  • Embasar estudos sobre o funcionamento da cidade e das edificações, tais como condições de iluminação, ventilação, etc.

Além disso, o modelo pode ser atualizado para refletir as últimas descobertas feitas pela ciência, ou seja, é uma representação “viva” do que se sabe sobre a Roma daquela época (auge da dominação do Império Romano).

rome_reborn_04 Eu fico imaginando o potencial de uma ferramenta dessas para o estudo da histórias das cidades e do urbanismo. Imagina poder percorrer as ruas da cidade com os alunos, em sala de aula, e ir destacando a configuração do traçado viário, dos espaços públicos, a relação entre a altura das edificações e os espaços abertos, a mistura de usos…

Por enquanto, não existem pessoas “habitando” essa cidade, mas já existe uma intenção de parceria com a Linden Labs, empresa criadora do Second Life. Já imaginou entrar numa Roma antiga com pessoas andando, trabalhando, lutando contra os leões no Coliseu? Mas isso pelo jeito é coisa para o futuro. Por enquanto, temos que nos contentar em passeios virtuais na página oficial do projeto.

rome_reborn_05

Fonte: BBC Brasil

8 thoughts on “Roma renascida

  1. Padua Santiago says:

    Alô, tudo bem,
    Chamo-me Pádua. Sou professor de história. Procuro orientações sobre como fazer maquetes históricas.

    Cordialmente obrigao pela atenção.

  2. Renato Saboya says:

    Olá Pádua:
    Infelizmente não sou a pessoa mais indicada para lhe dar essa informação. Entretanto, sei que a maioria das bibliotecas universitárias que atendem a cursos de arquitetura possuem livros que ensinam as técnicas e os materiais utilizados para a elaboração de maquetes.

    Abraços!

  3. jackson says:

    ola sou o jackson ou queria um orientaçÃo vou fazer um maquete para escola de Roma e oque eu devo usar obrigado

  4. carlle says:

    olá sr. Renato. Olhe, procuro uma informação. Como posso elaborar uma maquete do Coliseu. Tenho de fazer para o professor de história.
    gostaria que mesmo que o senhor nao seja a pessoa mais indicada, desse apenas uma dica dos materiais.
    por favor.

    1. Renato Saboya says:

      Olá!
      Vários materiais costumam ser utilizados para fazer maquetes. Isso vai depender muito da escala em que ela vai ser produzida e do nível de detalhes que vc pretende alcançar. Alguns materiais que podem ser úteis: madeira balsa, papel Schmidt, EVA coloridos, isopor (várias espessuras), espuma verde (de vários tons, para a vegetação, se houver), pedriscos, areia, e por aí afora.

      A melhor maneira, na verdade, é fazer uma pesquisa inicial nas livrarias e papelarias acessíveis a vc, e depois começar a experimentar. Fazer maquete é uma arte, e não possui regras nem materiais padronizados. Tudo depende da sua criatividade!

  5. joaocarlosfaraco says:

    Olá , tudo bem. Desejo obter informações de como eram alçadas e colocadas em seu lugar as grandes peças de pedra que coroavam as colunas dos antigos templos . Ex. Baalbec, Leptis Magna… Desde já ,obrigado.

  6. ninah says:

    estas mensagens explicam tudo menos o que as pessoas querem saber

Comments are closed.