Como professor, procuro sempre utilizar o maior número de imagens possíveis nas minhas aulas. Elas trazem muitos benefícios, incluindo:
Atenção: este projeto foi descontinuado. Veja a nova estratégia para compartilhamento de imagens clicando aqui.
- Exemplos concretos de conceitos trabalhados em sala de aula;
- Estímulo visual, sempre importante para estudantes de arquitetura e urbanismo;
- Gancho para discussões e reflexões sobre situações concretas;
- Possibilidade de aprendizado mais qualificado no momento de gerar as imagens.
Por isso, e também por causa do Urbanidades, montei um banco de imagens, uma pasta na qual eu coloco todas as figuras e fotos relacionadas ao urbanismo e ao planejamento urbano que podem ser úteis para mim algum dia. Sempre que encontro imagens interessantes na Web ou que escaneio algum livro para utilizar em uma aula ou palestra, guardo os arquivos originais nessa pasta.
Então eu pensei: se essas imagens são úteis para mim, por que não disponibilizá-las também para outras pessoas que possam ter interesse? E assim nasceu a idéia do Banco de Imagens do Urbanidades.
Ele é um projeto a ser desenvolvido ao longo do tempo, e não um projeto acabado. Até agora, foram inseridas 35 imagens no banco, todas devidamente documentadas de forma a permitir a utilização em trabalhos que exijam a citação de fonte. Por enquanto, o banco está focando-se em imagens relacionadas à teoria e história do Urbanismo, da Revolução Industrial ao Urbanismo Modernista. Se você quiser inserir alguma nova imagem, me envie por e-mail que vamos estudar a possibilidade de incluí-la no banco.
Especial atenção foi dada também à resolução, uma vez que um dos principais problemas em conseguir imagens diz respeito ao seu tamanho. Assim, sempre que possível, as imagens foram inseridas em alta resolução (impressão em até 16cm na maior dimensão), de forma a possibilitar a utilização não apenas em meio on-line mas também em trabalhos impressos.
Para finalizar, as imagens foram anotadas com palavras-chave, que podem ser utilizadas para fazer buscas no banco por assuntos de interesse.
Espero, enfim, que seja um recurso útil para o estudo e a pesquisa sobre o Urbanismo e o Planejamento Urbano. Com o tempo ele deverá crescer e, com isso, também crescerá sua utilidade para a comunidade acadêmica e demais interessados no assunto.
Idéias com sugestões de melhorias são sempre bem-vindas! Deixe-as nos comentários.
Olá Renato, quero te dar os parabéns pelo blog. Você não imagina o quanto ele está sendo útil para mim. Acho super legal esta sua empolgação com urbanidades… Abração.