Os muros

Descobri um site muito interessante, focado em infográficos: http://www.informationisbeautiful.net/.  Os gráficos são muito bonitos e conseguem passar muita informação de uma forma fácil de ser entendida e muito agradável visualmente.

Chamou a atenção especialmente este gráfico, que mostra os muros e/ou fronteiras vigiadas pelo mundo afora. No Enanpur deste ano (2009) em Florianópolis, um dos conferencistas deu uma palestra justamente sobre esse tema. Fiquei admirado com a quantidade de muros existentes, não imaginava que fossem tantos.

Muros pelo mundo

Recentemente em Buenos Aires foi proposto, e até construído, um muro separando dois Municípios da província. De um lado, um bairro pobre de San Fernando; de outro, um bairro rico de San Isidro. A justificativa apresentada foi de que os crimes neste último eram cometidos, em sua maioria, pelos moradores do outro. Mas a população se revoltou e não deixou que a construção continuasse: vários protestos foram realizados e as obras foram paralisadas.

09_MHG_muro01

Entretanto, pelo menos aqui no Brasil, os muros estão se proliferando cada vez mais rápido. As incorporadores cada vez mais investem em condomínios fechados, vendendo a segurança como principal vantagem. E quem sofre é a cidade, que se vê separada e segregada por quantidades cada vez maiores de muros e espaços cegos. Uma rápida pesquisa no Google Images retornou vários exemplos.

muro

muro2

muro3

muro4

É essa a cidade que queremos?

3 thoughts on “Os muros

  1. andreia ortolani says:

    Olá, Renato
    É realmente precisamos saber: É essa a cidade que queremos?, recentimente enviei uma matéria para o jornal local da minha cidade, vou também dividir com você e os leitores desse site. Abraços

    Diga-me onde mora e te direi quem és!!!A segregação sócio-espacial está bem evidente em nossa cidade (Bauru). A segregação social imposta pelas portarias, que são tratadas como espetáculos, como marco distintivo entre dois “MUNDO”. De um lado a cidade REAL, DE LIVRE ACESSIBILIDADE, ESPAÇOS DE TODOS, e do outro lado a cidade IDEALIZADA por empreendedores, RESTRITA A POUCOS MORADORES. O pai pobre da cidade real, trabalhador, sem registro em carteira é chamado pela cidade idealizada e restrita a poucos moradores a realizar serviços de melhorias, para deixar a cidade idealizada mais confortável. O pai pobre da cidade real é soterrado. O socorro é chamado, aparecem os HERÓIS (BOMBEIROS) da CIDADE REAL. Os HERÓIS jamais deixariam soterrado o pai pobre da cidade real. Cavaram…..Cavaram…., sem imaginar que as cidades idealizadas conduziam as sua próprias leis. Derrepente….. outra fossa se rompe e os Heróis também são soterrados dentro da cidade idealizada.Como citado pela A Defesa Civil, Álvaro de Brito ao afirmar que em termos de meio ambiente, não há direito adquirido.Será que existe direito adquirido NA CIDADES IDEALIZADAS: “loteamento fechado, loteamento em condomínios, condomínios horizontal, condomínio fechados e condomínios urbanístico”.Será que é há direito adquiro dentro da cidade idealizada nas áreas verdes e institucionais, sistema de lazer, ruas e praças ou todo o espaço que é do povo?Será que é isso que queremos para a nossa cidade a SEGREGAÇÃO ESPACIAL?Precisamos começar a pensar como restituir a urbanidade em nossa cidade.
    Deixo a minha homenagem aos:
    HERÓIS (BOMBEIROS): Tenente Matheus Augusto Bercke, 28 anos;
    Sargento Wesley Ferreira, 36 anos.(vítimas fatais)
    PAI DE FAMÍLIA: Pedreiro autônomo Antônio Ferreira dos Santos, 64 anos.(vítima fatal)

    E aos outros Heróis do Corpo de Bombeiro, Defesa Civil, Policia Militar, DAE, SAMU, entre outros…

    Andreia Almeida Ortolani – estudante de Arquitetura e Urbanismo

  2. Sergio says:

    Renato,
    vale a pena comentar sobre os muros que estão sendo construídos nas favelas cariocas pelos governos municipal e estadual.
    Abç

  3. Regiane says:

    Pois é este muro nos causou tanto pesar, o Lelo ( ou melhor o Sargento Wesley) era o mais exemplar FILHO, PAI, SOBRINHO, IRMÃO E AMIGO, nos faz muita falta e é uma dor que espero um dia que se amenize.

Comments are closed.