Avaliação: 54th IFHP World Congress 2010

O 54th IFHP World Congress 2010, que ocorreu em Porto Alegre de 14 a 17 de novembro último, teve como tema a “Construção de Comunidades para as Cidades do Futuro”.
A IFHP (International Federation for Housing and Planning) escolheu a PUC de Porto Alegre como sede do evento e trouxe nomes de peso como Saskia Sassen (Bridging the Ecologies of Cities and the Biosphere), John Thompson (How can we ensure communities are included in the cities of the future?), Olivio Dutra (Governança e Participação Cidadã), Josep Maria Montagner (La Herencia del Urbanismo Moderno), Jaime Lerner (A Cidade sem Periferia), Frederico de Holanda, Nuno Portas entre muitos outros.
Muito bem organizado, o congresso contou com passeios de estudo na cidade de Porto Alegre, prêmios para estudantes e jovens arquitetos e sessões de artigos durante dois dos quatro dias de Congresso.
Apesar do tema do Congresso buscar trazer discussões sobre os processos de inclusão socioeconômicos, o encontro teve um grande leque de abordagens sobre a cidade. Constantes as temáticas sobre a validade da participação popular (Luuk Boelens), do uso das novas tecnologias da informática no processo de planejamento (Frederico de Holanda e Tjeerd Haccoû) e a criação de espaços vitais-vitalizados na construção de comunidades (Lerner e John Tompson). Também as virtualidades urbanas heurísticas apareceram na pauta dos congressistas (Bernamy Turkienicz e Gert Urhahn).
Particularmente, a lição que ficou é que apesar do esforço em se discutir as cidades do futuro, boa parte dos estudiosos presentes ainda permanecem atrelados aos conceitos modernistas, ou às propostas neoliberais de se construir a cidade.
A participação em fóruns de discussão como o Congresso do IFHP é importante e mostra que o sonhar utópico traz sim avanços no pensar a cidade do futuro; contudo, vale lembrar que a real sustentabilidade da vida urbana requer também o entendimento profundo das viabilidades (governança, econômica, tecnológica, etc.) e complexidades atuais das estruturas sociais e ambientais urbanas.