Planejamento Estratégico da Wikimedia

Para quem se interessa por planejamento estratégico, vale a pena dar uma olhada na página que sintetiza as estratégias da Wikimedia, fundação responsável pela Wikipedia. Ela lista as principais metas para os próximos anos, explica sua importância e mostra as ações e os indicadores de desempenho necessários para que elas sejam alcançadas.

Entre as metas, por exemplo, está a de aumentar a confiabilidade dos artigos. Uma das ações para isso já está implantada (em fase de testes), e é um indicador da qualidade do artigo com base na avaliação dos usuários:

Essa ação está alinhada com o espírito de colaboração que tem tomado conta da web nos últimos anos e vem se intensificando, chegando até mesmo à ciência. Iniciativas como a Liquid Pub têm denunciado o caráter arcaico dos atuais métodos de divulgação científico (especialmente os journals), defendendo métodos mais rápidos, interativos e com maior possibilidade de intercâmbio de dados e informações.

No mesmo espírito, vale a pena dar uma olhada na página da Wikipedia sobre a obtenção de consenso dos colaboradores, de forma que os diversos autores de um mesmo artigo possam resolver suas diferenças.