Chamada de Trabalhos: Revista Políticas Públicas & Cidades

Fui convidado para ser editor de um número da Revista Políticas Públicas & Cidades, periódico que se encontra em seu segundo número e prestes a lançar o terceiro. A revista é iniciativa de estudantes de várias universidades, mas já conta com conselho editorial formado por professores de diversas universidades espalhadas pelo País, como recomendado pela Capes.

O prazo para envio dos trabalhos é 22 de janeiro de 2016. Mais informações na chamada completa abaixo. Dúvidas podem também ser tiradas nos comentários.

Chamada para o dossiê “Forma urbana e processos socioespaciais”

Editor Convidado: Renato T. de Saboya (PósArq/UFSC)

A Revista Políticas Públicas & Cidades (ISSN: 2359 – 1552) divulga chamada para o envio de trabalhos para o dossiê “Forma urbana e processos socioespaciais”, cujo foco é discutir e refletir sobre a interação entre aspectos morfológicos e as diversas dinâmicas associadas a eles: crescimento, espraiamento, densificação, verticalização, mudança de usos, produção, reprodução, interações sociais e econômicas, segregação, evolução, decaimento e tomadas de decisão, entre outras.

chamada de trabalhos

Partindo da premissa de que a forma dos espaços urbanos é, concomitantemente, resultado e condicionante de processos socioespaciais, encoraja-se a submissão de trabalhos que investiguem essas relações e que se enquadrem em uma das seguintes categorias:

I.        Trabalhos de natureza empírica, que forneçam evidências que suportem ou contradigam hipóteses formuladas sobre o tema;

II.        Ensaios teóricos, sem a obrigatoriedade de resultados empíricos, desde que tragam novos entendimentos sobre questões relevantes e permitam fazer avançar o conhecimento sobre o tema;

III.        Revisões sistemáticas de literatura construídas segundo uma metodologia clara e exaustiva na abrangência dos resultados já produzidos pela literatura nacional e internacional, discutindo-os e situando-os em relação ao campo do conhecimento.

Encerramento da chamada: 22 de janeiro de 2016

Informações para submissão:

http://periodico.revistappc.com/index.php?journal=ppc&page=about&op=submissions#onlineSubmissions

Sobre o editor convidado:

Professor Adjunto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ/UFSC). Desenvolve pesquisa na área de Planejamento Urbano, com ênfase na teoria do planejamento urbano e teoria da decisão aplicada a processos de planejamento, e em análises morfológicas e configuracionais urbanas aplicadas ao planejamento e ao projeto urbanos. Orienta no Mestrado e Doutorado.

Para maiores informações, entrar em contato com a revista no e-mail revistappc@gmail.com.

Author: Renato Saboya

Arquiteto e Urbanista, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PósARQ - UFSC.