Diferença entre objetivos e metas

Objetivo: “- Vamos almoçar juntos qualquer dia desses?”

Meta: “Vamos almoçar juntos sexta-feira no Restaurante do Chico?

6 thoughts on “Diferença entre objetivos e metas

  1. Jessica says:

    qual é o objetivo de um restaurante de comida saudavel ?

  2. Fernanda says:

    Acho que seria

    Objetivo: Conversarmos
    Meta: Vamos almoçar juntos qualquer dia desses?”
    Plano de Ação: “Vamos almoçar juntos sexta-feira no Restaurante do Chico?

  3. Antonio de Moraes Fernandes says:

    Prezado Renato Saboya:
    Saudações.

    Sou economista e trabalho com a Elaboração de Projetos de Viabilidade Econômico Financeira, para empresas que desejam se modernizar, relocalizar, ampliar suas atividades etc., através de financiamentos de Agentes Financeiros, principalmente, pelos Bancos de Desenvolvimento. Já fazem 35 anos que trabalho nesta área.
    Contudo, tenho lido alguns conteúdos que me dão a entender que Planejamento, Plano, Programa e Projeto é tudo igual. No passado eu não aprendi assim. Certamente, que um pertence ao outro, guardando uma certa hierarquia.
    Fui, técnico eventual da ONU, OIT, CINTERFOR e OEA. Através destas instituições eu fiz vários Projetos de Desenvolvimento Integrados para a Agropecuária e Agroindústria, em vários países da América Latina e África.
    Nesta época aprendi com os especialistas internacionais, que: (1) Planejamento é o ato de planejar. (2) que após a conclusão do Planejamento eu tenho um Plano que, seria o resultado do ato de planejar. (3) Que após a conclusão do planejamento, eu só deve falar, que eu tenho um – Plano e, jamais um Planejamento, este já se esgotou. (4) Que um Plano pode ser dividido em: (4.1) Vários Programas. (4.2) Cada um destes Programas podem ser divididos em vários Sub Programas. (4.3) Que estes Sub Programas podem ser, cada um deles, divididos em vários Projetos. (4.4) Que cada um destes Projetos podem ser divididos em vários Sub Projetos e, finalmentes, estes poderão se dividir em Atividades e Ações.
    Desta forma, considerando a estrutura acima, nós poderíamos ter uma “‘arvore estrutural a partor de um Plano, com seus Programas que, por sua vez teriam seus Sub Programas etc. etc.
    Confesso que a estrutura acima não sai da minha cabeça há vários anos. Tenho mantido longos debates com colégas a respeito deste tema.
    Daí, poeque, estou te pedindo um socorro. Se tu tiveres tempo para me responder, ficarei muito agradecido.
    Em resumo, é o seguite: (1) A estrutura de Planos, Programs, Sub Programs etc etc, acima é correta? Posso continuar pensando desta forma? (2) Planejemento e Plano são coisas diferentes? (3) Até que ponto eu tenho um Planejamento e um Plano?
    Eu fiz pós graduação em Agronegócio nos Estados Unidos e, na Alemanha eu fiz um apereiçoamento em Projetos. E, nestes dois lugares eu aprendi da forma que relatei aci ma.
    Desculpe tomar o teu tempoo.
    Saudações e obrigados.
    Eu moro em Porto Alegre/RS.
    Antonio de Moraes Fernandes

    1. Renato Saboya says:

      Sim, acredito que a estrutura acima esteja correta. A diferença entre planejamento e plano é que o primeiro é um processo, enquanto que o segundo é um produto, um resultado. Nem todos os processos de planejamento acabam resultando necessariamente num plano, mas todos os planos devem ser resultado de um processo de planejamento.

  4. beijamu kindakala says:

    objetivo:nos qualificarmos para a copa do mundo de futebol.

    meta:sermos campeos.

  5. Alberto Barbaro Orleans says:

    Eh bom ter amigos para acolher informacoes e adqueriri mais conhecimentos.

Comments are closed.