Impacto de vizinhança #2

Em outro post aqui no Urbanidades, mostrei uma singela homenagem que um vizinho fez a outro. Navegando pela Internet outro dia, descobri que pode haver gente ainda mais radical, ao ponto de construir uma casa inteira só para espezinhar os vizinhos.

A coisa tem até nome próprio: Spite Houses. Segundo a Wikipedia,

Spite House é uma edificação (geralmente encontrada em ambientes urbanos) que foi construída ou modificada porque o proprietário sentiu-se injustiçado ou maltratado por alguém que não a queria ali. Tipicamente construída para incomodar alguém, na maioria das vezes um vizinho, essas edificações servem primariamente como obstruções, impedimentos de luz ou de acesso às edificações vizinhas, ou como um símbolo de desafio.

A Casa Richardson, por exemplo, foi construída porque o proprietário sentiu-se ofendido com a oferta de US$1.000,00 que o vizinho lhe fez, quando ele queria US$5.000,00. O vizinho disse que o terreno era muito fino e,por isso, não servia para muita coisa, e o proprietário resolveu prová-lo o contrário. Note que, na foto, é até difícil identificar onde está a casa. Ela é a “fita” mais escura “colada” na lateral da edificação maior. Possui 8 apartamentos.

639px-Spite_house_NY_1895Casa Richardson

A Skinny House, por outro lado, tem uma história diferente: dois irmãos herdaram um terreno do pai que faleceu. Quando um deles foi para a guerra, o outro aproveitou e construiu sua casa utilizando quase todo o terreno. Quando voltou da guerra, o outro irmão ficou tão indignado que resolveu construir a sua casa no que restou. O resultado?

q5838352_1097164_littlesthouseboston
Skinny House

A Casa Tyler foi construída porque seu proprietário não concordava com os planos da prefeitura de passar uma rua pelo seu terreno. Depois de ter perdido a batalha contra a prefeitura, ele descobriu que havia uma lei que impedia a desapropriação do terreno caso houvesse alguma estrutura significativa sobre o mesmo. Assim, ele contratou uma equipe de pedreiros que começaram imediatamente a construir a edificação. Na manhã seguinte, quando os técnicos da prefeitura chegaram, já não era possível passar a rua por lá…

800px-2008_03_28_-_Frederick_-_Tyler_Spite_House_1
Casa Tyler

1 thought on “Impacto de vizinhança #2

  1. mario yoshinaga says:

    Eu devo ter visto, cerca de 4 a 5 anos passados, uma casa fina, tipo muro, feita com a intenção de barrar a vista do vizinho para uma paisagem. Um caso típico de impacto, um spite house.

Comments are closed.