Sobre

O Urbanidades foi criado em janeiro de 2007 por Renato Saboya, atualmente professor adjunto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, membro do Grupo de Pesquisa Desenho Urbano e Paisagem e do InfoArq – Grupo de Pesquisa da Informática na Arquitetura.

Os objetivos principais do blog são:

  • divulgar o conhecimento sobre Urbanismo, Planejamento Urbano e planos diretores de forma acessível e, sempre que possível, embasada por conhecimento científico;
  • proporcionar um espaço para discussão desses assuntos, especialmente na forma de comentários dos leitores e interação com o(s) autor(es);
  • divulgar eventos de interesse para a Arquitetura e Urbanismo;
  • dar opiniões, levantar polêmicas e estimular o debate.

Após 5 anos de existência, o blog atingiu a marca de 20.000 visitantes únicos por mês, mantendo-se atualmente como uma das principais fontes de informação sobre os temas ligados ao Urbanismo e ao Planejamento Urbano.

Recentemente, foi criado o Grupo “Imagens de Arquitetura e Urbanismo – Blog Urbanidades” no Flickr, com o intuito de servir como um respositório e espaço para compartilhamento de imagens relacionadas a esses temas, com fins de preparação de material didático.

18 comentários sobre “Sobre

  1. Estão rediscutindo em Brasilia o seu plano diretor. O tema que me preocupa é a tal da verticalização. Pelo jeito, vão implantar aqui em Brasilia o modelo de predio na dimensão que o empreiteiro determinar. Creio ser esse tema fundamental, mas vejo que os arquitetos e urbanistas não se posicionam claramente sobre a dimensão ótima que deveriam ter os edificios. Pelo contrário, em sua prática, endossam o modelo de espigões. Assim, indago se vocês têm algo para dizer sobre o assunto.

  2. Gostei muito desse banco de planos diretores. Sou analista de projetos da Prefeitura Municipal de Sobral-CE, bem como professor efetitvo da Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA ministrando aulas no curso de Engenharia Civil e Ambiental.

  3. Olá renato, sou estudante de Arquitetura e Urbanismo do sexto semestre e penso em fazer um trabalho voltado para a área de urbanismo, pensei na possibilidade de um projeto local envolvendo um bairro. Outra possibilidade, foi um estudo a cerca de um projeto para revitalização de um canal que corta vários bairros da minha cidade, haja vista que há necessidade de melhor saneamento nos mesmo e algumas áreas que podem ser aproveitadas para projetos de espaços públicos, como por exemplo, uma praça. Gostaria de saber sua opinião sobre, assim como também me indicar algumas fontes onde posso me inteirar mais sobre ambos os assuntos para que eu possa decidir, principalmente do segundo, pois acredito que seria um trabalho interessante, além de já ter colido uma informações a respeito do primeiro aqui no blog mesmo. Desde já agradeço e parabenizo pelo excelente conteúdo do blog.

  4. Boa tarde, professor.

    Gostei muito do material e gostaria de solicitar sua ajuda no sentido de me indicar empresas e consultorias que elaboram leis de zoneamento e de uso e ocupação.

    Grata

    Sandra

  5. Eu achei legal! pois alerta as pessoas da urbanidade,assim as pessoas podem interagir com a urbanidade e conhece-la melhor!!!

  6. Bom dia Renato,

    Gostei muito do blog, parabéns!
    Duas perguntas:
    – como posso receber a newsletter do blog com os novos artigos publicados?
    – você conhece algum curso de gestão pública municipal/ política e planejamento urbano a distância?
    Obrigada!

  7. Olá Renato,

    Sou professora de Desenho Urbano e Planejamento Urbano, atualmente no Bacharelado de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Senac, em São Paulo. Escrevo pra te agradecer pelo blog, que venho indicando para meus alunos por conter excelentes referências e material para aulas.

    abraço!

  8. Olá Renato,
    Gostaria de indicação de material sobre plano diretor e as ações para empreendimento imobiliário.
    Atenciosamente,
    Ana Emilia

  9. Olá!
    Gostaria de saber se existem materiais com referências sobre planos diretores que tratam as suas áreas rurais com politicas mais elaboradas assim como as das áreas urbanas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *